A busca por melhoras nas tecnologias de navegação é constante.
Os primeiros passos para que a Mozilla produza uma versão do navegador Firefox para o futuro Windows 8 foram dados. Em página do tipo wiki a organização listou aquilo de que precisa para viabilizar o projeto e finalmente marcar presença na próxima geração do sistema operacional mais usado no mundo.
E o mais importante: a Mozilla planeja lançar o Firefox com o visual Metro, aquele que lembra do Windows Phone. Em tela cheia e com suporte à interação por toque, a versão do Firefox para o sistema requer compatibilidade com Win32, o conjunto de APIs anterior do Windows, ou que o motor Gecko seja portado para o WinRT, conjunto de APIs apresentada pela Microsoft para o Windows 8 e que será responsável por apresentar os aplicativos com Metro.
Na versão do Firefox com visual Metro o código do aplicativo terá que ser reescrito para que funcione integralmente com as novas tecnologias do sistema. Isso inclui um sistema de ampliação e redução das páginas — o famoso zoom — que ainda não existe no Firefox atual para computadores.
Entre os desafios da Mozilla podemos listar a exibição do painel de abas e também do Firefox em tela cheia. Essa é uma das premissas para quem um app com Metro seja aceito na Windows Store, a loja de aplicativos do Windows 8.
A Mozilla reconhece que a interface chamada de clássica para o Windows 8 não deve mudar muito para se adaptar ao futuro sistema. Deve permanecer como é atualmente no Windows 7. Diz a empresa que o Win8 “requer uma simples evolução do produto Firefox””.