No início da tarde desta segunda-feira (17), integrantes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Prefeitura de Arapiraca, participaram de mais uma reunião de apoio à expansão do Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM) para outros municípios alagoanos.
O PSVM é um projeto criado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) em parceria com a SMTT de Arapiraca, implantado no município em 2016 com o propósito de reduzir os índices de acidentes envolvendo motociclistas.
De acordo com o superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, o plano foi uma construção necessária e fundamental devido aos alarmantes números de acidentes na Região Agreste de Alagoas e Arapiraca foi prioritária para a sua implantação.
“Participamos dos primeiros processos de criação do PSVM e contribuímos com dados importantes sobre acidentes de trânsito em parceria com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, Hospital de Emergência com a SMTT e a Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca“, afirmou Ricardo Teófilo.
A reunião desta segunda-feira aconteceu no auditório do Sest/Senat e reuniu integrantes do Detran, Antônio Monteiro, da Chefia de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores, e a coordenadora do PSVM, Edira Soares, como também das SMTT’s dos municípios de Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Campo Alegre e São Sebastião.
“Estamos contribuindo com o plano de trabalho para que o plano seja implantado nos demais municípios alagoanos e possamos diminuir os acidentes envolvendo motociclistas“, afirmou o superintendente adjunto da SMTT, Carlos Alberto Peixoto.
Palestra para atiradores do Tiro de Guerra
Ainda na manhã desta segunda-feira (17), a equipe de Educação para o Trânsito da SMTT ministrou palestra sobre “Conscientização e Consequências dos acidentes de trânsito“, para atiradores do Tiro de Guerra de Arapiraca – TG 07-015, no bairro Primavera.
Com apoio do tenente Eduardo, o superintendente adjunto da SMTT, Carlos Alberto Peixoto, destacou para os atiradores do Tiro de Guerra a importância da prevenção de acidentes como forma de evitar as consequências que o trânsito poderá trazer com a imprudência dos condutores.
“Realizamos mais uma palestra proveitosa em que os militares puderam tirar todo tipo de dúvida sobre o trânsito e a legislação específica sobre o assunto“, afirmou Carlos Alberto Peixoto.