ASA volta a perder para Flamengo e se despede da Copa do Brasil
Conteúdo publicado por Divulgação em: 18/07/2013 às 8:25h.
Compartilhe com mais pessoas

Com agências esportivas de notícias

Alvinegro precisava vencer por diferença de no mínimo dois gols para forçar os pênaltis, mas sofreu 2×1 em Volta Redonda e deixou certame na 3ª fase

[singlepic id=13761 w=320 h=240 float=right]O ASA deu adeus à Copa do Brasil, na noite desta quarta-feira (17), quando voltou a campo para novo duelo contra o Flamengo, no jogo de volta pela terceira fase da competição nacional. Como havia perdido a primeira partida, em Arapiraca, por 2×0, o time do técnico Leandro Campos precisava vencer por diferença de no mínimo dois gols para forçar uma decisão por pênaltis. Porém, acabou novamente derrotado, desta vez por 2×1, e agora volta suas atenções para a Série B do Brasileiro.

E o Alvinegro até fez uma boa partida no segundo tempo, chegando ao empate com gol do lateral Osmar, depois de o meia Elias abrir o marcador no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Porém, voltou a vacilar em seguida, com o Flamengo retomando a vantagem com um belo gol do atacante Marcelo Moreno, liquidando a partida.

O time comandado por Mano Menezes agora aguarda a realização de sorteio para saber quem irá enfrentar na próxima fase, devido ao ingresso dos clubes que disputaram a Libertadores da América, além do finalista Atlético-MG. Antes, porém, o rubro-negro carioca terá compromisso pelo Brasileirão, visitante o Internacional, em Porto Alegre-RS.

O ASA, por sua vez, já se prepara para tentar a reabilitação – com o resultado desta quarta, já são cinco derrotas seguidas – diante do Atlético-GO, na casa do adversário. O adversário é o 10º colocado, com 10 pontos, enquanto o time de Arapiraca é o antepenúltimo, com sete, brigando para deixar a zona de rebaixamento.

O jogo

[singlepic id=13759 w=320 h=240 float=left]A partida teve início com um tremendo perde e ganha. O Flamengo chegava a ter mais posse de bola, mas não conseguia converter o volume de jogo em chances reais de gol, sem imprimir velocidade e pecando no quesito criação. Já o ASA, franco atirador, errava muitos passes. E como não explorava como deverias as laterais, acabou se limitando a poucos contragolpes, chegando à meta do goleiro Felipe somente no erro adversário.

E a primeira boa chance saiu somente aos nove minutos, quando o meio-campista Val cobrou falta da esquerda e a bola desviou em Jorginho, quase enganando o goleiro Gilson, que caiu no canto esquerdo e espalmou para a lateral.

O ASA, porém, respondeu, na base da vontade, quatro minutos depois. Digão [que substituiu o também lateral Léo Moura, poupado] vacilou pela direita, Gilsinho roubou a bola, avançou em velocidade e cruzou rasteiro, mas González, atento, afastou o perigo com um carrinho na pequena área, onde Léo Gamalho já se posicionava para o chute à queima roupa.

O jogo então voltou a ficar pobre em emoção, com o ASA apostando na ligação direta, sem conseguir sair jogando, enquanto o time da casa não conseguiu deixar a dupla de ataque (com Nixon e Marcelo Moreno) em condições de concluir em gol. Tanto que somente voltou a chegar com perigo aos 37’, em cabeceio de Moreno, mas para fora.

Porém, aos 42’, o rubro-negro carioca abriu o marcador, aumentando a vantagem que já era boa, na falha da zaga alvinegra. Val acionou João Paulo pela esquerda. O lateral recebeu nas costas da defesa e cruzou rasteiro, vendo Elias surgir entre os zagueiros na pequena área, completando rasteiro, de primeira, na saída do goleiro Gilson: 1×0.

Osmar empata, mas Moreno fecha o caixão alvinegro

O ASA voltou melhor para o segundo tempo, com a entrada de Valdívia no lugar do atacante Gilsinho. O técnico Leandro Campos conferiu mais força ofensiva ao time visitante, que também ganhou em mobilidade no setor de meio-campo. E não demorou muito para o Alvinegro chegar ao empate, aos 11 minutos.

O atacante Léo Gamalho recebeu pela esquerda e cruzou no segundo pau. Valdívia saltou alto, desviando de cabeça. A bola então sobrou para o lateral direito Osmar, que ajeitou e chutou forte, na saída do goleiro Felipe, que nada pôde fazer: 1×1.

[singlepic id=13760 w=320 h=240 float=left]O ASA então cresceu na partida e voltou a criar boa oportunidade aos 14 minutos. O meia Didira recebeu pela esquerda e chutou rasteiro, de primeira. O goleiro Felipe se esticpu todo, caindo no cantinho direito e espalmando a bola para escanteio.

A reação, porém, não durou muito, com o Flamengo logo a responder, quando, três minutos depois, após boa jogada pela esquerda, Bruninho (que havia entrado no lugar do também atacante Nixon) cruzou no segundo pau e Elias chutou de primeira, vendo Gilson cair no canto esquerdo e espalmar para a linha de fundo.

Precisando vencer, Leandro Campos ainda decidiu trocar o meia Didira pelo atacante Wanderson, já aos 33′, mas o Flamengo, em lance de pura desatenção da zaga alvinegra, retomou a vantagem um minuto depois, quando Jorginho foi surpreendido por Bruninho, que roubou a bola na entrada da área e cruzou para Marcelo Moreno, que acertou um belo voleio na pequena área: 2×1.

Novamente sem ânimo, o ASA ainda tentou empatar mais uma vez, mesmo que na base da vontade, quando, já aos 42 minutos, Osmar saiu para a entrada do também lateral Gabriel, em alteração que pouco contribuiu, já que o Flamengo, a essa altura, já administrava o bom resultado – gastando o tempo do jogo em que confirmou, com folga, sua classificação.