Aulas na rede pública estadual começam no dia 12
Conteúdo publicado por Divulgação em: 29/02/2012 às 20:07h.
Compartilhe com mais pessoas

O ano letivo 2012 tem início no dia 12 de março nas escolas da rede pública estadual. A data foi anunciada na manhã desta quarta-feira (29) durante reunião promovida pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) para divulgação de propostas e planejamento de ações a serem trabalhadas na rede pública estadual. Amanhã (1º) será publicada uma portaria com as diretrizes do ano letivo no Diário Oficial do Estado.

Na próxima semana, no período de 5 a 9 de março, a secretaria, em parceria com as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e escolas da rede realizam o planejamento das atividades pedagógicas para o ano letivo que se inicia.

Ações

Durante a reunião de trabalho desta quarta-feira (29), cada uma das diretorias da Superintendência de Gestão da Rede Estadual de Ensino (Suger) expôs o planejamento das ações que serão trabalhadas na rede estadual ao longo do ano de 2012. Na ocasião, foram tratados temas como eleição de conselhos escolares (previstas para o primeiro semestre) e diretores (que deve acontecer no final do ano), autoavaliação das escolas e fortalecimento da integração entre unidades de ensino e comunidade.

“Estamos trabalhando a gestão da rede estadual de forma integrada, de maneira que possamos obter bons resultados pedagógicos e, consequentemente, alcançar melhorias na qualidade do nosso ensino”, destaca a superintendente de Gestão da Rede Estadual, Isabel de Sena.

Formação

O fortalecimento das atividades de formação continuada de professores será uma das principais ações a serem empreendidas em 2012. Estas capacitações estão contempladas no Plano de Ações Articuladas (PAR) da SEE, plataforma Freire (sistema de educação à distância) e no Programa de Formação Continuada de Professores da Rede Pública Estadual.

Segundo a diretora de Apoio Pedagógico das Escolas, Suely Barrozo, as capacitações terão três focos: educação especial, tecnologias da educação e formação de coordenadores pedagógicos. “Teremos um enfoque especial na qualificação dos coordenadores pedagógicos, que são responsáveis pela organização do trabalho dos professores. Ao serem capacitados, eles atuarão como multiplicadores do conhecimento”, avalia Suely.

Ao longo de 2012, a Diretoria de Apoio Pedagógico das Escolas também vai coordenar os trabalhos de construção das diretrizes curriculares da Educação Básica da Rede Pública Estadual e organização das atividades de planejamento pedagógico da rede.

Fonte: Agência Alagoas

Tags:,