Saiba como pedir seu aumento salarial sem ferir uma boa negociação.
[singlepic id=2450 w=520 h=370 mode=watermark float=left]Se você está pensando em pedir aumento de salário ao seu chefe, cuidado! Pense bem na forma que vai abordar esse assunto para não virar alvo de corte ou redução de custos.
Para esse assunto ser abordado deve ser levado em consideração várias condições: remuneração do mercado, situação financeira da empresa, seu desempenho profissional dentro da empresa, hora certa de abordagem e argumentos.
Em primeiro lugar, avalie dentro do mercado de trabalho onde a sua remuneração atual se enquadra. Depois disso, de quanto seria o aumento e qual seria o valor almejado do seu salário. Para essa definição, também deve ser investigada a situação da empresa, pois esta tem um peso muito importante para que sua negociação não tenha sido em vão. É verificar se ela vem tendo lucro ou se passa por alguma crise. Se a situação for boa, ótimo, agora é fazer uma avaliação do seu desempenho profissional, ou seja, se você está contribuindo para a empresa atingir os resultados desejados.
Com isso tudo já verificado, deve avaliar a hora certa de abordagem, Na realidade não há regras quanto a isso, apenas verificar o melhor momento, o momento de leveza, sem estresse do seu chefe, para que ele possa assim, aceitar o assunto e desenvolver uma boa negociação. Pesquisas indicam que o melhor horário é após o almoço, por volta das 13h, pois é um momento onde existiu uma parada na correria diária, houve uma diminuição do estresse, e com isso, o chefe se encontra mais receptivo a pedidos e solicitações.
Como pedir, solicitar, aumento? Ai é que se deve elaborar um bom argumento baseado em tudo o que foi relatado. Vale salientar que a conversa deve ser franca e honesta, evitando mentiras e joguinhos. Nada de inventar que recebeu propostas, pois corre o risco de você ficar sem nada. Caso realmente tenha recebido alguma proposta, pense bem como vai expor, não se sinta peça chave da empresa, pois ninguém é insubstituível. E por mais que você seja um bom profissional e tenha tido um bom desempenho, a empresa pode sim, negar seu pedido de melhoria salarial.
Portanto, pense, verifique, pese os fatos, elabore seus argumentos e boa sorte!
Por Juliana Crisóstomo.