Com Elaine Rafela – Rafafá
Meta é vacinar pelo menos 90% de cada grupo prioritário
Começa nesta segunda-feira (17), em Anadia, a Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza. Na primeira semana, apenas os profissionais de saúde, gestantes e puérperas, serão imunizados. A meta é vacinar, até 26 de maio – último dia de Campanha, pelo menos 90% de cada grupo prioritário.
O público-alvo da campanha também é formado pelas crianças de seis meses a menores de cinco anos, indivíduos maiores de 60 anos, indivíduos de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (comorbidades) e professores das redes pública e privada.
“Estes grupos prioritários são o público-alvo da campanha porque se eles estiverem imunizados não vão contrair a doença e o vírus deixará de circular, não atingindo os outros grupos que são mais resistentes à doença”, explica a Secretária de Saúde, Loanne Vasconcelos.
O principal objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelos vírus da Influenza. A vacina garante proteção contra três tipos de vírus (H1N1, H3N2 e B), e estará disponível em todas as unidades de saúde da família, das 8h às 16h.