Formada por colonos que se utilizam largamente de defensivos agrícolas em suas lavouras, a Cooperativa Pindorama prepara a Campanha “Campo limpo e sustentável Pindorama” para alertar aos seus agricultores sobre a obrigatoriedade da devolução da embalagem de defensivos agrícolas à unidade para que seja dada a destinação correta.
A primeira fase da campanha será marcada pela realização do I Seminário Sobre Agrotóxicos – no próximo dia 17, às 14h, no Centro de Treinamento Rural de Pindorama (CETRUP). Os conteúdos serão ministrados por integrantes da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (ADEAL) e Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA).
Na ocasião, serão avaliados os perigos do uso incorreto de defensivos, cumprimento da lei federal 9.974/00 – que prevê a destinação final de embalagens vazias de agrotóxicos – e exposição dos impactos negativos gerados ao meio ambiente
O gerente agrícola da Pindorama, Danilo Wanderley, enfatiza a importância do trabalho preventivo de forma permanente. “A campanha visa dar destino adequado às embalagens vazias de agrotóxicos, assegurando consequentemente, a preservação do meio ambiente, evitando principalmente, a contaminação de nascentes e córregos“, justifica.
A segunda fase da campanha continuará capacitando os colonos sobre a importância do manejo correto das embalagens de defensivos agrícolas a fim de estabelecer uma cultura de responsabilidades dos agricultores e da Cooperativa Pindorama para com o descarte de embalagens de agrotóxicos.
Equipes irão intensificar as recomendações da lei de devolução com cartazes e ações itinerantes para promover a correta destinação final das embalagens vazias de defensivos agrícolas utilizadas por agricultores de todas as comunidades da Colônia Pindorama.
Confira a programação de palestras!
“Agrotóxicos: uso correto e devolução de embalagens vazias”
Maria de Fátima de Santana Figueirêdo, mestre em Fitossanidade, engenheira agrônoma e fiscal estadual agropecuária da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (ADEAL)
“Os impactos socioambientais causados pela utilização de agrotóxicos”
Mirela Cavalcanti – Bióloga, gestora e consultora ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA)