Considerado o quinto tipo de tumor mais comum no Brasil e o nono no mundo, o câncer de cabeça e pescoço é responsável por cerca de 10 mil mortes a cada ano segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP).
Assintomático em estágios iniciais, a falta de informação ainda é um entrave para o diagnóstico precoce que, segundo o médico Amauri Clemente, cirurgião do Sistema Hapvida Maceió, amplia consideravelmente as chances de cura.
ENTENDENDO O CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO
Dos cânceres da cabeça e pescoço o carcinoma epidermóide é o mais prevalente e de maior morbimortalidade, surgem em sua maioria em áreas de mucosa como cavidade oral, órgãos como laringe, faringe, seios paranasais, cavidade nasal . “O consumo de fumo e álcool são fatores de risco para a doença, além da infecção por HPV ou Papilomavírus Humano”, explica o especialista.
De acordo com o Dr. Amauri, o câncer de cabeça e pescoço é mais prevalente em homens, após os 45 anos de idade, mas também pode acometer mulheres. Neste caso, os tumores geralmente aparecem na glândula tireoide.
ATENÇÃO ESPECIAL PARA FERIDAS QUE NÃO CICATRIZAM
No Brasil, 70% dos pacientes apresentam estágio avançado da doença. “Isso ocorre porque o câncer de cabeça e pescoço pode ser confundido com uma série de enfermidades comuns que são negligenciadas ou dado pouca atenção. Feridas de difícil cicatrização na boca ou na garganta, dores de garganta, dificuldade para deglutição, sangramentos e gengivites associadas ou não a dor à higiene oral, rouquidão além de nodulações cervicais podem ser sinais desta neoplasia”.
“Por isso, chamo atenção para a necessidade de consultar um profissional especializado para investigar feridas na boca, lábios ou na cavidade nasal que não cicatrizam, bem como tratar infecções”, complementa o médico.
Além desses cuidados, também é importante realizar exames periódicos em casos onde há histórico familiar da doença.
TRATAMENTO
O cirurgião do Sistema Hapvida Maceió explica que a primeira opção de tratamento para o câncer de cabeça e pescoço é a cirurgia. “A radioterapia e a quimioterapia também podem ser necessárias e dependem da possibilidade de remoção completa da lesão e localização do tumor”, finaliza o médico.
Confira como prevenir o câncer de cabeça e pescoço:
• Mantenha a higiene bucal em dia;
• Pratique atividades físicas regulares e uma alimentação balanceada;
• Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e abandone o cigarro.