Celebração ecumênica marca início da moagem de cana-de-açúcar na Copervales
Expectativa é que os trabalhos sigam até março do próximo ano e que a produção supere a safra 2021/20227
Conteúdo publicado/enviado por: ASCOM | Eduardo Almeida em: 20/09/2022 às 14:40h.
Uma celebração ecumênica marcou o início da moagem de cana-de-açúcar na Cooperativa Agrícola do Vale do Satuba (Copervales), em Atalaia, nessa segunda-feira (19). A expectativa é que os trabalhos iniciados agora sigam até março do próximo ano e que a produção dos cooperados supere o recorde da safra 2021/2022, que foi de 874 mil toneladas de cana-de-açúcar moídas.
Coube ao pastor Estênio dos Santos Andrade a realização de um culto em ação de graças. Em seguida, o padre Luiz Antônio Nascimento, da Paróquia Nossa Senhora de Brotas, em Atalaia, realizou a tradicional missa que marca o início da moagem. A celebração foi acompanhada pela diretoria da cooperativa, por cooperados, por colaboradores da Copervales e por autoridades públicas do estado.
Após a celebração, o presidente da cooperativa, Túlio Maurício Acioly Tenório, destacou a importância da Copervales para a região e ressaltou a expectativa de que a produção deste novo ciclo supere a produção da safra anterior. “A cooperativa vem apresentando um aumento de produtividade ano após ano, fruto de um trabalho comprometido por parte de todos os cooperados”, pontuou Tenório.
A Cooperativa Agrícola do Vale do Satuba (Copervales) conta com uma área de aproximadamente 12 mil hectares de propriedade de cooperados e de 4 mil hectares agricultáveis do contrato de arrendamento da Usina Uruba, que pertence à Massa Falida da Laginha Agro Industrial S.A. A área estava ociosa e, desde 2015, voltou a produzir e ser fonte de renda para a região do Vale do Satuba.
Somente na safra deste ano, a Copervales empregou diretamente cerca de 2 mil trabalhadores. Desde a instalação da cooperativa na Usina Uruba, foram investidos cerca de R$ 60 milhões na recuperação e manutenção de maquinários.