Como elaborar um bom currículo.
Conteúdo publicado por Divulgação em: 28/11/2011 às 1:03h.
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Sabe quando dizem “a primeira impressão é a que fica”, isso é verdade! E num currículo, realmente a primeira impressão é [singlepic id=933 w=320 h=240 mode=watermark float=left]a que fica, por isso um currículo bem elaborado é um diferencial, que poderá ajudá-lo, de cara, a participar de um processo seletivo.

Segue agora algumas dicas importantes:

1.    Dados pessoais – Nome, endereço, idade, estado civil, se tem ou não filhos, se possui ou não veículo próprio (para algumas áreas especificas),telefone pra contato, deverão ser colocados no início, assim, facilitam a identificação do candidato. É desnecessário colocar número de documentos ou referências pessoais, exceto quando solicitado pela empresa.

2.    Foto – É um item não obrigatório, exceto quando solicitado pela empresa. Porém, se achar necessário colocar, procure uma foto mais adequada, ou seja, evite colocar uma foto que você gostou e que foi tirada num barzinho, num momento de descontração, ou que vocês esteja usando camiseta regata ou decotes.

3.    E-mail – Crie um e-mail profissional, onde deve conter nome com sobrenome. Exemplo: fulanodetal@provedor.com.br. Por favor, evite colocar e-mails como: gatinha2011@provedor.com.br

4.    Objetivo – Indique somente uma área de interesse. Caso queira se candidatar a oportunidades de áreas diferentes, é recomendável ter mais de um currículo com objetivos distintos ou uma frase bem elaborada, que demonstre bem o que você procura

5.    Formação Acadêmica – Ordene de sua atual ou última graduação para a primeira, obedecendo a seqüência: Curso, Instituição de Ensino, Ano de conclusão ou ano de início e término. Coloque nível técnico ou ensino médio apenas quando for relacionado á formação atual ou área de interesse. O mesmo vale quando já tiver cursado mais de uma graduação.

6.    Experiências Profissionais – Mencione o nome da empresa e o período em que atuou, função e atividades exercidas, esta de maneira clara e objetiva

7.    Idiomas – Ao citar idiomas, detalhe seu nível. E caso tenha experiências de intercâmbio, detalhar, local e período.

8.    Cursos – Inclua os treinamentos e cursos que fizer, desde que tenham afinidade com a futura área de atuação.

9.    Competências – Detalhar as habilidades pessoais adquiridas ao longo de sua vida profissional.

10.  Atividades Complementares – Aproveite esse espaço para valorizar atividades exercidas por você no meio acadêmico e social.

 

O currículo não deve ser muito extenso para não se tornar cansativo. Então tente colocar todas as informações em no máximo 02 páginas. Lembre-se sempre de evidenciar as informações mais recentes e relevantes. Cuide também da escrita, do português. Revise o conteúdo escrito várias vezes, para evitar erros ortográficos.

 

Bom, espero ter ajudado e boa sorte na sua carreira profissional!

 

Novembro/2011