Quem deseja se tornar um psicólogo precisa saber que a área é ampla e permite que se trabalhe com diversas abordagens e diferentes focos. O importante é buscar conhecimento específico, além de habilidades clínicas e sensibilidade às necessidades de cada paciente.
Segundo Danilo Suassuna, idealizador do Instituto Suassuna, que organiza e realiza congressos, seminários, workshops e extensões voltadas aos profissionais da psicologia, cada vez mais se percebe a importância dos cuidados da saúde mental nos tempos atuais, o que traz a necessidade de mais profissionais habilitados para cuidar dos pacientes. “Quanto mais um psicólogo gosta e se aprofunda nos conhecimentos voltados à sua área de escolha, mais oportunidades ele terá no mercado e melhor poderá atender quem o procura”, explica.
O Instituto Suassuna oferece programas de pós-graduação visando oferecer oportunidades de aprimoramento nas mais diversas áreas em que é possível atuar na psicologia. “Cada área oferece oportunidades únicas para aplicar o conhecimento psicológico e fazer a diferença na vida das pessoas. Um profissional da psicologia pode explorar e escolher uma ou mais áreas de interesse, aprimorando seus conhecimentos e contribuindo para o bem-estar e a qualidade de vida de quem atende”, complementa.
Confira dez áreas nas quais um psicólogo pode atuar:
Psicologia com Autistas Adultos: Nessa área, o psicólogo auxilia adultos que estão no espectro autista a desenvolver habilidades sociais, emocionais e de comunicação.
Psicologia e Reprodução Humana: Esse campo envolve o suporte psicológico a indivíduos e casais que estão enfrentando questões relacionadas à fertilidade, tratamentos de reprodução assistida, gravidez de alto risco ou perda gestacional.
Psicologia Perinatal: Concentra-se no período que envolve a gravidez, o parto e o pós-parto. “O psicólogo oferece suporte emocional e psicológico às mulheres e suas famílias durante essa fase de transição”, explica o especialista.
Neurociência e Avaliação Neuropsicológica: Nessa área, o psicólogo se concentra na avaliação das funções cognitivas e comportamentais de indivíduos com possíveis disfunções neurológicas.
Psicologia Organizacional e do Trabalho: O foco é no bem-estar e eficácia dos indivíduos no ambiente de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento de equipes saudáveis e produtivas.
Psicologia Hospitalar: Voltada para o suporte psicológico tanto aos pacientes como aos profissionais de saúde, buscando promover o bem-estar emocional durante o tratamento e recuperação.
Psicologia do Esporte: Auxilia atletas a lidar com desafios mentais, melhorar o desempenho esportivo e a recuperação de lesões, desenvolvendo estratégias psicológicas para maximizar o potencial esportivo.
Neuropsicologia: O psicólogo atua na avaliação e tratamento de distúrbios cognitivos e lesões cerebrais, utilizando técnicas de avaliação neuropsicológica para compreender o funcionamento cognitivo e desenvolver intervenções adequadas.
Psicologia do Desenvolvimento: Esta área compreende o desenvolvimento humano ao longo da vida, desde a infância até a terceira idade, investigando fatores que influenciam o crescimento e a adaptação psicossocial.
Psicologia do Trânsito: Aborda como os psicólogos podem contribuir para a segurança viária, avaliando a aptidão para dirigir, fornecendo apoio a vítimas de acidentes e promovendo a educação e conscientização sobre o comportamento no trânsito.
Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008), possui graduação em Psicologia pela mesma instituição. Autor do livro “Histórias da Gestalt-Terapia – Um Estudo Historiográfico”. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e do Curso Lato-Sensu de Especialização em Gestalt-terapia do ITGT-GO. Coordenador do NEPEG Núcleo de estudos e pesquisa em gerontologia do ITGT. É membro do Conselho Editorial da Revista da Abordagem Gestáltica. Consultor Ad-hoc da revista Psicologia na Revista PUC-Minas (2011). Para mais informações acesse o instagram: @danilosuassuna.