A partir da próxima semana, a Eletrobras Distribuição Alagoas poderá incluir na Serasa, mais de 170 mil consumidores da classe privada (residencial, comercial, industrial e rural) com dívidas acima de R$ 100. O débito do conjunto desses clientes supera a cifra de R$ 140 milhões. A contratação do serviço de restrição ao crédito vai permitir a integração de sistemas: dados sobre unidades consumidoras inadimplentes serão automaticamente repassados para o banco de dados da Serasa. Estima-se que mais de 60 mil ordens de serviço para cobrança sejam expedidas mensalmente.
A partir do 11º dia de atraso no pagamento da conta, esta segue para a Serasa que iniciará os procedimentos de aviso e cobrança, alertando o cliente da possível negativação se o pagamento não for efetuado nos dias seguintes. Ter o nome “sujo na praça” implica uma série de consequências, ficando o devedor proibido de tomar dinheiro emprestado ou comprar a prazo, tendo limitações de crédito em bancos, relativas à cheque especial, cartão de crédito e crédito pré-aprovado. Em lojas e supermercados, ficam suspensas as compras com boleto e cheques.
Ao receber uma notificação da Serasa de que está com pagamentos em atraso, o consumidor poderá regularizar o seu crédito a qualquer momento, bastando realizar o pagamento da fatura pendente em Casas Lotéricas, nas Agências da Caixa Econômica Federal e nos Agentes Arrecadadores credenciados pela Pagfacil e Multibank. Além disso, o cliente pode solicitar ao seu banco o cadastro no débito automático.