Na manhã desta quinta-feira (7), o plenário da Câmara de Vereadores de Limoeiro de Anadia foi palco de mais uma importante reunião, onde foram iniciadas as discussões em torno da criação do Conselho Municipal de Segurança.
A solenidade, que contou com as presenças do vice-prefeito João Bispo, vereadores, secretários e lideranças comunitárias, mostrou a importância da implantação do Conselho, que tem por finalidade discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução dos problemas de segurança no município, desenvolvendo campanhas educativas e buscando integração e cooperação entre as autoridades locais voltadas à Segurança Pública.
De acordo com o vice-prefeito João Bispo, os problemas relacionados à falta de segurança em Limoeiro de Anadia tornaram-se uma preocupação diária do prefeito Marlan Ferreira (PP), principalmente no que diz respeito ao consumo e tráfico de entorpecentes, prostituição e assassinatos. “Nós que fazemos a gestão estamos muito preocupados com a vulnerabilidade da população. Tenham a certeza de que o prefeito Marlan irá unir todos os esforços para a concretização deste projeto”, frisou João Bispo.
Temas como Segurança Pública, Trânsito, Defesa Civil e Políticas Transversais foram discutidos durante a reunião e já estão inclusos como prioridades no programa do Conselho Municipal.
De acordo com o consultor Nelson Nascimento, que conduziu a reunião, o Conselho Municipal de Segurança não terá o papel represssivo, mas sim, preventivo. “O Conselho tem que funcionar em parceria com todas as secretarias, realizando trabalhos contínuos de integração e proteção à juventude, às minorias e aos grupos que vivem em situação de vulnerabilidade. O objetivo é trabalhar a sociedade e afastá-la da violência”, frisou Nelson Nascimento.
O resultado da reunião será apresentado ao prefeito Marlan Ferreira que, por sua vez, deverá enviar o projeto da criação do Conselho à Câmara Municipal, que o colocará em votação. Se aprovado, será iniciada a regulamentação do Conselho, a fim de que o mesmo comece a atuar.