[singlepic id=3745 w=150 h=202 float=left] Li uma matéria de Patrícia Bispo, Jornalista, onde ela fala sobre a Criatividade no Trabalho e dá dicas para estimular essa criatividade entre os colaboradores e a empresa.
Achei muito interessante e resolvi comentar com vocês sobre esse tema, Criatividade no Trabalho.
Sabemos que cada um de nós tem um potencial criativo guardado. E que só precisamos identificá-lo e procurar desenvolver essa criatividade na nossa relação profissão.
Pessoas criativas dentro de uma organização podem ser um diferencial, desde que seja estimulada a desenvolver e mostrar suas ideias e inovações. E esse estímulo depende exclusivamente da organização, da empresa. Para uma empresa poder aproveitar o lado criativo e inovador de seus colaboradores, deve abrir espaço pra isso, ou seja, divulgar e deixar claro que precisa da ajuda de cada uma de seus profissionais para desenvolver novidades, e até mesmo de resolver problemas e situações adversas.
Uma vez esse espaço aberto, deixa claro entre todos os integrantes da empresa que agora se tem uma boa ferramenta de desenvolvimento organizacional. E cabe aos líderes, que são as pessoas mais adequadas, desenvolver e estimular essa abertura da criatividade organizacional na empresa junto a sua equipe, procurando saber a opinião deles em relação ao setor, ao trabalho e a problemas. Isso com certeza, não só traz opiniões, mas também soluções, caminhos, novidades, e o melhor; bons resultados.
Mas deve-se salientar que o líder deve ter o cuidado em manter esse espaço aberto e sua equipe sempre motivada, não se esquecendo de avaliar e de dar um retorno, um feedback, principalmente, quando a ideia exposta não for viável. Pois o não retorno poderá fazer com que o colaborador perca o estimulo e não queira mais contribuir com suas ideias. O líder também poderá incentivar a integração entre a equipe, fazendo com que eles troquem experiência, e que possam usar isso para aperfeiçoar a solução de um problema, e/ou ideia lançada por algum colaborador. Seria interessante até mesmo, pegar as ideias que não deram certo e estuda-las com a equipe para identificar o que não deveria ter sido feito, o que poderia ter sido acrescentado, mudado, e assim podendo partir até para uma nova tentativa.
Além disso, a empresa deve sempre desenvolver treinamentos e atividades focadas a lógica de seu negócio, reconhecer a criatividade de quem se destacou, tornando isso tudo ferramentas de motivação e estimulo para os demais colaboradores de se comprometerem, e buscar foco em seu trabalho, criando alternativas e se tornando um diferencial para o negócio da empresa e para seu próprio desenvolvimento profissional e pessoal.
“A vida está cheia de desafios que, se aproveitados de forma criativa, transformam-se em oportunidades.” (Marxwell Maltz)
Por Juliana Crisóstomo.