Em reunião da Câmara Itinerante, moradores apontam problemas do bairro Humberto Alves em São Miguel dos Campos
Fortes chuvas foram tema principal de debate entre população e parlamentares
Conteúdo publicado por Divulgação em: 26/05/2017 às 10:14h.
Compartilhe com mais pessoas

Mesmo com a forte chuva que caia no município na noite desta quinta-feira (25), a Câmara Municipal de São Miguel dos Campos realizou a II edição da “Câmara Itinerante”, desta vez, no bairro Humberto Alves, onde a população teve oportunidade de levar aos parlamentares, as necessidades da região. Com ausência dos vereadores José Venâncio e Giselda Rodrigues, os demais vereadores estiveram presentes na sessão conduzida pelo presidente da Casa, Maxwell Idalino.
Após uma belíssima apresentação da banda da Guarda Municipal, o presidente, Maxwell Idalino, explicou a todos os presentes a dinâmica da sessão, que alternou as falas dos moradores inscritos e sorteados, com a dos vereadores. Após tomar conhecimento das instruções, a população começou a se inscrever para fazer uso da palavra. O Senhor José Ricardo Simplícios, foi o primeiro a usar Tribuna, seguido pela atleta, Adrielly Annemberg, que relatou aos vereadores solicitações de ações de melhorias para a comunidade local em distintas áreas, a exemplo da educação e esporte. Para ela que integra um time de futebol com três categorias, a dificuldade de se deslocar para outros bairros para a prática esportiva, atrapalha o rendimento do grupo. Residente do bairro há mais de 20 anos, o Sr. Luciano Santos, discutiu, entre outros temas, sobre os serviços prestados pelo Posto de Saúde do bairro. “Substituíram as cadeiras novas da recepção por outras já desgastadas, e a grande fila de espera começa por volta de 4h da manhã. Precisam aumentar o quadro de funcionários”, relatou.
A moradora Joelma da Silva, aproveitou a ocasião para discutir, entre outros temas, a dificuldade de locomoção na Rua Projetada, principalmente neste período chuvoso.
Aliás, as fortes chuvas que assolam o município nos últimos dias, foram tema principal do debate. Em seus discursos, os parlamentares se mostraram solidários com os miguelenses, em especial, os do bairro Hélio Jatobá, que há semanas vêm sofrendo com transtornos e prejuízos. Na oportunidade, o vereador Breno Cavalcante relatou sobre a execução dos serviços de dragagem do Rio São Miguel que necessita das licenças ambientais emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente – IMA, e outros órgãos, o que deixa o processo mais lento e burocrático. Além disso, ele solicitou a disponibilidade de veículos, como caminhões, para prestar apoio logístico aos moradores. O presidente deferiu o pedido, e prontamente determinou o envio do automóvel para ficar à disposição dos moradores daquela localidade.

“Ano novo, problema antigo. Não é de hoje que a população miguelense sofre com as tempestades que alagam ruas e causam transtornos. Em diversos pontos da cidade, vias ficaram submersas, quintais foram invadidos pela água e, nos pontos mais críticos, a enxurrada entrou nas residências. A grande causa da angústia por parte dos moradores é saber que, com a uma nova chuva, o problema voltará a se repetir. Sabemos que o problema é grave, e que a solução definitiva só virá com um investimento maior. Entretanto, não podemos ficar de braços cruzados enquanto várias famílias sofrem, por isso, estamos à disposição da população para ajudar no que for possível, e como representantes do povo, vamos buscar informações concretas da Prefeitura e cobrar que as ações necessárias para minimizar os problemas sejam executadas”, disse Maxwell Idalino.

Alternando com os moradores, os vereadores Jalmir Santos, José Feitosa, Diney Torres, Djanete Rodrigues, Alexandre Pereira e Elson Vieira, também fizeram uso da palavra. Ao término da sessão, o presidente agradeceu a grande presença popular, que mesmo em meio a forte chuva, acompanhou os trabalhos do início ao fim, e declarou que as reivindicações serão encaminhadas ao Poder Executivo e órgãos competentes, chamando atenção para necessidade de providências imediatas.