Emater discute assistência técnica aos agricultores familiares de Coqueiro Seco
Conteúdo publicado por Divulgação em: 29/03/2017 às 15:00h.
Compartilhe com mais pessoas

Ascom Emater

Presidente e técnicos do Instituto conheceram necessidades da região durante reunião com gestores municipais

O diretor-presidente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), Carlos Dias, se reuniu, na sexta-feira (24), com a prefeita do município de Coqueiro Seco, Decele Damaso, para discutir o desenvolvimento de ações conjuntas que possam fortalecer a agricultura no município.

Coqueiro Seco está situado na região metropolitana de Maceió e é composto, principalmente, por agricultores familiares que, como ressaltado pela gestora municipal, precisam do apoio do município e do Estado para aperfeiçoar suas produções, voltadas principalmente ao cultivo do coco seco, mandioca e derivados como farinha e massa puba, além de culturas direcionadas ao consumo próprio ou pequeno comércio, como feijão, milho e melancia.

Segundo o secretário de agricultura do município, Douglas Gomes, a expectativa é que com a cooperação da Emater esses agricultores tenham maior assistência. “Queremos melhorar a agricultura familiar do município e dar condições de qualificação das produções para que possamos, também, realizar a compra direta dos alimentos para a merenda escolar com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)“, explicou o secretário.

Em atenção às demandas expostas pela gestão municipal, o diretor-presidente da Emater, Carlos Dias, ressaltou que o Instituto possui total interesse em desenvolver iniciativas conjuntas que incentivem o pequeno produtor.

Sempre tentamos compor um ambiente favorável unindo o que a prefeitura e a Emater têm e, em cima disso, formamos uma equipe de trabalho para fortalecer a agricultura do município, levando o conhecimento que temos para as Secretarias municipais de Agricultura se fortalecerem e buscarem mais recursos com projetos e políticas públicas“, ressaltou.

Ainda segundo Carlos Dias, o intuito do apoio da Emater é fazer com que os municípios obtenham, de maneira efetiva, aumento da produção e produtividade, maior número de acesso a crédito, agricultores inseridos no PNAE, no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e tenham acesso ao Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

Novas reuniões serão promovidas entre as equipes técnicas da Emater e do município para a definição das necessidades locais e planejamento das ações que poderão ser executadas.

Tags:,