Fomentando a geração de renda, o aumento da empregabilidade e a atração de novos investidores, a Prefeitura de São Miguel dos Campos, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Sedecti), realizará a Expo’21 – 1ª Feira de Negócios promovida no município.
O evento acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, a partir das 9h, com uma programação atrativa para visitantes locais e estaduais, por meio de oficinas, palestras, rodadas de negócios, stands de vendas, espaço gastronômico, e muito mais. Além disso, no 1º dia do evento, será lançado o Guia de Investimentos, que consiste em uma publicação impressa com os principais potenciais econômicos do município, afim de atrair empresas e investidores.
O prefeito George Clemente declara que o município de São Miguel dos Campos está com um aumento populacional, o que cria a necessidade de se obter investimentos para a geração de emprego e renda, possibilitando maiores condições econômicas na região. Além disso, São Miguel possui vantagens competitivas que acionam a vinda de empresas.
“Nosso município é o local ideal para quem quer oportunidades, pois possui agora um ambiente jurídico seguro, boa localização estratégica, solo fértil, gás natural, energia e água de qualidade em abundância e um programa de desenvolvimento que permite vantagens competitivas diferenciadas”, afirmou George Clemente.
Essa mobilização é resultado da criação do Programa de Desenvolvimento Integrado de São Miguel dos Campos (PRODESAM), que oferta incentivos fiscais e locacionais competitivos para as empresas que se instalam no município, e que também proporcionou a liberação de recurso para a criação do Polo Multissetorial Industrial Dr. Carlos Lyra.
O secretário da Sedecti, Álvaro Leiva, afirma a importância de restabelecer o desenvolvimento econômico colocando o município na rota dos investimentos na região. “O PRODESAM nasceu com a perspectiva de colocar São Miguel dos Campos em seu lugar de destaque na atração de investimentos. A parceria entre a iniciativa privada e o Poder Público caminha em busca do progresso e fortalecimento das potencialidades que permitirão o sucesso das empresas e do município”, explicou Álvaro Leiva.
Uma Cidade Futuro
São Miguel dos Campos é um dos únicos municípios alagoanos que recebeu a influente visita da esquadra portuguesa no segundo ano do Brasil, enviada por El- Rei Dom Manuel e comandada por Gonçalves Coelho e por Américo Vespúcio, onde transpuseram a Barra do rio São Miguel no dia 29 de setembro de 1501, marco que originou o nome do município.
Conhecida desde os tempos passados por suas terras férteis, São Miguel dos Campos possui, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma população de 62.328 mil habitantes, com área geográfica estimada a 336 Km². Além disso, possui um posicionamento estratégico no Estado que se destaca entre os demais municípios, facilitando o escoamento da produção para os principais portos e mercados consumidores do Nordeste e do Brasil.