Governador defende energia com qualidade para Alagoas
Conteúdo publicado por Divulgação em: 23/02/2012 às 12:00h.
Compartilhe com mais pessoas

[singlepic id=671 w=640 h=480 float=left]O Conselho Estadual de Política Energética (Cepe) reuniu-se sexta-feira (17) no Palácio República dos Palmares, com o governador Teotonio Vilela Filho, o presidente nacional da Eletrobras, José da Costa Carvalho, o presidente da Eletrobras Distribuição Alagoas, Marcos Aurélio Madureira da Silva, e o presidente da Chesf, João Bosco. Na pauta da reunião, Políticas energéticas que garantam energia segura para Alagoas nos próximos 20 anos.

O governador deu início à reunião, destacando a necessidade de garantir um bom serviço de fornecimento de energia para os investidores de setores como indústria e turismo, que trazem empreendimentos que geram emprego e renda em Alagoas. “Alagoas é um estado que cresce a avança em número de residências e indústrias. Estamos construindo 36.000 casas hoje em Alagoas e programamos mais 10.000 este ano. Indústrias de grande porte chegam ao Estado. A Brasken esta ampliando consideravelmente seus investimentos em Alagoas, além de outras indústrias do plástico e PVC. Teremos também o estaleiro Eisa, que vai ser instalado em Coruripe”, afirmou.

Teotonio Vilela destacou o potencial turístico do Estado, considerado um dos principais fatores de desenvolvimento econômico e social de Alagoas, que também depende de energia de qualidade. “O turismo se desenvolve muito em Alagoas, que, com suas belezas, artesanato, folclore, enfim, um conjunto de fatores, nos torna um dos destinos turísticos que mais cresce no Brasil. Inauguramos cinco hotéis de grande porte até agora, este ano temos previsto mais cinco hotéis. Ano passado inauguramos um shopping, este ano inauguremos outro. Tudo isso demanda energia. Precisamos pensar em garantir aos investidores energia segura para os próximos 20 anos”.

O governador agradeceu a presença dos representantes da Eletrobras e Chesf e ressaltou a importância da reunião para o Estado.

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, e presidente do Cepe, Luis Otavio Gomes, fez um detalhado diagnóstico das demandas energéticas de Alagoas, e apresentou o balanço energético do Estado em 2011, além de um mapa que demonstra quais municípios e regiões sofrem maiores dificuldades energéticas. Outro mapa apresentado pelo secretário aponta a potencialidade eólica e solar em Alagoas. Luis Otávio também destacou a boa relação do Governo do Estado com a Eletrobrás Distribuição Alagoas. Sobre as dificuldades enfrentadas no setor durante o primeiro semestre de 2011, Luis Otávio Gomes afirmou que “o governador Teotonio Vilela Filho desenvolveu muito rápido o Estado e não estávamos preparados para as demandas energéticas”.

O presidente da Companhia Hidroelétrica do Vale do São Francisco (Chesf), João Bosco, afirmou que a empresa está atenta às demandas de Alagoas e apresentou os investimentos da Chesf no Estado. Segundo Bosco, as dificuldades de falta de energia elétrica em fevereiro do ano passado ocorreram em todo o Nordeste, e não apenas em Alagoas, e que o problema já foi superado.

João Bosco mostrou através de slides o sistema de transmissão que atende Alagoas, e suas subestações. “O que estamos fazendo pra reforçar esta base agora é um circuito vindo de Sergipe. Estamos bem atendidos em termos de alta tensão. Algumas obras estão atrasadas, como colocou o secretário Luis Otavio, mas seguem em curso. Entregaremos a Subestação Zebu no próximo mês. Também estamos trabalhando na implantação de um circuito duplo em Paulo Afonso, para atender o Canal do Sertão. Entregaremos esta obra concluída em abril deste ano. A linha Jardim – Penedo já esta em execução, o que trás um reforço da transmissão através da conexão com Sergipe, que se conecta com Xingó. Sobre a Subestação Arapiraca, a obra já está contratada, o canteiro de obras está sendo preparado e as maquinas devem iniciar os trabalhos no fim deste mês. Prevemos a entrega desta subestação em 2013, mas vamos trabalhar para entregar ainda em dezembro deste ano”, afirmou.

Após a exposição dos investimentos e projetos da Chesf para o Estado, o governador Teotonio Vilela Filho destacou a parceria que o Estado de Alagoas mantém com a Chesf e a Eletrobras. “O cronograma colocado por João Bosco atende as demandas de Alagoas, estamos absolutamente confiantes”,

O presidente da Eletrobras Distribuição Alagoas, Marcos Aurélio Madureira da Silva, falou do crescimento do Estado, que resulta no aumento do consumo de energia, citando empreendimentos que devem demandar grande consumo de energia, como a mineradora Vale Verde, o Estaleiro Eisa, o Canal do Sertão e a Braskem. “Realmente não temos a qualidade de fornecimento que precisamos em Alagoas. Temos que refletir sobre o mapa mostrado pelo secretário, para acompanharmos a evolução do consumo. Temos previsão de um crescimento muito intenso. Se acontecer o que prevemos, até 2018 vamos dobrar o sistema elétrico. Alagoas tem altas taxas de crescimento, três vezes maior que a taxa de crescimento do Brasil. Temos que acompanhar o crescimento deste mercado”.

Marcos Aurélio Madureira pediu o apoio o Governo do Estado para redução de perdas e combate à inadimplência, principais fatores que dificultam a arrecadação, e conseqüentemente, a comercialização de energia elétrica no Estado. Segundo Madureira, são mais de 42.000 unidades residenciais inadimplentes.

Ao final da reunião, o presidente nacional da Eletrobras, José da Costa Carvalho, parabenizou o governador Teotonio Vilela Filho e o secretário Luis Otavio pelo acompanhamento das demandas energéticas do Estado, e classificou o atual quadro de desenvolvimento de Alagoas como um “crescimento chinês”, ao comparar o Estado com um dos países de maior crescimento econômico no cenário internacional.

“Esta reunião é muito significativa. Foi mostrado que ainda não estamos prestando o serviço que a socieddade alagoana precisa e merece. Muitas vezes, o andamento das obras independe da nossa vontade, pois existem tramites como licenciamento ambiental que precisam ser observados e respeitados, mesmo que isto resulte em atrasos. Mas aqui também foi demonstrado a disposição e o compromisso de melhorar estes serviços. Devemos realizar outra reunião daqui a um ano, para fazer um balanço do que anunciamos aqui. É muito importante o acompanhamento e interação entre a Eletrobrás e o Governo do Estado de Alagoas. Vamos investir um bilhão de reais em Alagoas nos próximos anos. Queremos voltar aqui sem encontrar um alagoano sequer sem energia elétrica. Nenhum hotel ou indústria vai deixar de se instalar em Alagoas por falta de energia”.

O governador Teotonio Vilela Filho encerrou o encontro afirmando que “sem energia, não se faz educação, saúde ou segurança pública. Sem energia não podemos desenvolver o Estado. A atração de investimentos e melhoria da qualidade de vida do povo alagoano depende da energia. Metade da nossa população está abaixo da linha de pobreza, e nosso objetivo final aqui é melhorar este quadro. Agradeço em nome dos três milhões de alagoanos a atenção dada ao nosso Estado. Saímos daqui confiantes de que nossas preocupações deixam de existir. Os senhores demonstraram que conhecem a curva de crescimento que o Estado vive hoje, e que estaremos prontos para respaldar este crescimento”, afirmou.

Tags:,