O Instituto InterCement não deixou a pandemia de Covid-19 interromper as ações do Dia do Bem Fazer. O projeto de voluntariado, realizado desde 2009, se adaptou às necessidades impostas pelo distanciamento social e beneficiou mais de 35 mil pessoas entre outubro e novembro deste ano. As ações mobilizam profissionais da InterCement, segunda maior empresa de cimento no Brasil, empresas parceiras e pessoas das comunidades onde as fábricas estão instaladas. Em 2020, 1.030 voluntários se mobilizaram em 18 cidades.
Respeitando as orientações das autoridades de saúde, os voluntários organizaram atividades que pudessem ser realizadas de forma remota ou seguindo os protocolos de distanciamento social. Eles se mobilizaram em carreatas e serviços de drive-in e drive-thru para doações, para arrecadar de alimentos e itens de higiene para pessoas em situação de vulnerabilidade. Promoveram palestras virtuais gratuitas sobre empreendedorismo, mercado de trabalho, saúde e de reforço escolar para a população das comunidades, lives com artistas locais que promoviam a cultura dessas regiões e instalaram pias para colaborar com a higienização das mãos em espaços públicos.
Os projetos desenvolvidos foram adaptados à necessidade e sensibilidade de cada comunidade atendida. O Instituto InterCement considerou quatro critérios para definir as ações a serem implementadas: levar informações de qualidade e com fontes seguras, apoiar os beneficiados na inclusão digital, proporcionar bem-estar para as comunidades e fortalecer a cultura e políticas públicas regionais.
“O Dia do Bem Fazer já é uma marca consolidada nas agendas dos municípios em que ocorre e tem por objetivo atender necessidades reais nestas localidades”, destaca Carla Duprat, diretora do Instituto InterCement. “A união dos voluntários é ainda mais evidente em momentos de crise como o que estamos vivendo.”
As ações aconteceram em Apiaí (SP), Bodoquena (MS), Brumado (BA), Cajati (SP), Campo Formoso (BA), Candiota (RS), Cezarina (GO), Conde (BA), Ijaci (MG), Itaoca (SP), João Pessoa (PB), Londrina (PR), Nova Santa Rita (RS), Pedro Leopoldo (MG), Santana do Paraíso (MG), São Miguel dos Campos (AL), São Paulo (SP) e Simões Filho (BA).
Ações pelo mundo
O Instituto InterCement promove o Dia do Bem Fazer em outros países onde a InterCement atua. Neste ano, além do Brasil, o projeto mobilizou voluntários na África do Sul, Egito e Moçambique.
No mundo todo, foram 1.393 voluntários em 28 municípios, beneficiando 59.102 pessoas.
Sobre a InterCement
A InterCement é uma das maiores fabricantes de cimento do mundo e referência na utilização de combustíveis alternativos no processo de coprocessamento. A empresa iniciou suas operações em 1974, em Apiaí (SP). Além do cimento, fabrica e distribui agregados e cal, atua no serviço de concreto e emprega mais de 6 mil profissionais. Operar de forma segura e responsável, respeitando os seus valores e princípios, é fundamental para a InterCement. Com atuação em cinco países Brasil, África do Sul, Argentina, Egito e Moçambique, tem capacidade ativa de produção de mais de 33 milhões de toneladas de cimento/ano, aproximadamente 2,4 milhões m³/ano de concreto e 7 unidades produtoras de agregados. Por meio do Instituto InterCement, a empresa realiza projetos mobilizantes e negócios de impacto com o intuito de promover o desenvolvimento comunitário nas regiões onde atua.
Sobre o Instituto InterCement
O Instituto InterCement, criado em julho de 2015, é responsável pelas estratégias de investimento social privado da InterCement, desenvolvendo, em conjunto com os municípios, iniciativas que visam apoiar as potencialidades locais contribuindo para o desenvolvimento comunitário. Todas as iniciativas sociais buscam equilibrar os aspectos econômico, social e ambiental, além de promover o fortalecimento dos vínculos comunitários. A articulação em cada cidade se dá através dos Comitês de Desenvolvimento Comunitário (CDCs), que contam com representações do poder público, sociedade civil e empresas. O objetivo é desenvolver o empoderamento das pessoas e comunidades, de forma a “fazer diferente e fazer a diferença”. www.institute.intercement.com