O profissional que deseja registrar um ato de uma empresa, mas depara-se com grande trânsito na avenida Fernandes Lima, dificultando o seu trabalho. O microempresário recém formalizado, mas que ainda tem dúvidas sobre a legalização do empreendimento. Esses são exemplos de situações diárias encontradas na sede da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), que o órgão espera diminuir com o projeto de expansão das unidades de atendimento na capital alagoana.
A Juceal inicia a ampliação disponibilizando ponto de protocolo de processos empresariais no posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no bairro Jaraguá. Em funcionamento, a unidade é possível graças à cooperação técnica entre a Junta Comercial e a Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete).
Com a unidade do serviço Juceal Express, empresários e profissionais que lidam com o registro empresarial poderão protocolar processos de abertura, alteração e baixa de negócios, e contar com ponto de informações sobre o Portal Facilita Alagoas – interface da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado.
Além do ponto no Jaraguá, a Juceal pretende instalar, ainda neste ano, mais outras duas unidades em Maceió, facilitando o fluxo dos processos na capital, é o que destaca o presidente do órgão alagoano de registro, Carlos Araújo.
“Dentro da expansão do Juceal Express, buscamos facilitar os serviços da Junta Comercial na capital por todos os problemas de deslocamento e do trânsito local. A unidade no Sine tem uma particularidade: no mesmo espaço em que uma empresa protocola a sua abertura, oferecendo postos de trabalho, existe uma busca por empregos por meio do Sine, então há essa comunicação. Queremos ir além. Através de convênio com a Seplag, iremos colocar uma unidade no Já! do Shopping Pátio, que vai beneficiar o empresariado da parte alta, e outra no Já! do Shopping Maceió“, revelou.
Referência no país em relação às ações para simplificação do registro empresarial, a Juceal disponibiliza a entrada on-line para as naturezas Empresário Individual, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) e Sociedade Limitada. Contudo, o presidente destaca o período de adaptação dos clientes à protocolização on-line e o propósito dos novos pontos de atendimento presencial.
“A Juceal passou, nos últimos anos, por uma grande modernização, tornando os serviços online. Entendemos que o uso de alguns serviços exige tempo e uma mudança de cultura de nossos usuários. Estamos incentivando isso, mas sempre buscando oferecer o que há de melhor. As unidades do Juceal Express vêm dando certo, existe uma demanda grande de processos nas unidades do interior, e esse serviço vem até sendo copiado por outros estados“, completou.
O projeto de expansão foi iniciado em 2015 com a criação do serviço Juceal Express, estabelecendo unidades de atendimento no interior do estado. Ao todo foram inauguradas 26 unidades do serviço, englobando municípios de todas as macrorregiões do estado.