Justiça anula eleição da Mesa Diretora da ALE
Conteúdo publicado por Divulgação em: 19/01/2012 às 11:18h.
Compartilhe com mais pessoas

Menos de duas horas após o fim da sessão extraordinária em que foi eleita a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Alagoas para o biênio 2013/2014, o juiz José Cícero Alves concedeu liminar suspendendo a sessão e, consequentemente, tornando nula a eleição. A decisão ocorreu após o mandado de segurança impretrado na Justiça por um grupo de parlamentares encabeçados pelo deputado Judson Cabral.

O advogado do grupo, Fábio Ferrario, explicou que inicialmente os deputados tentaram impedir a realização da sessão. Como não conseguiram solicitaram que a Justiça avaliasse as condições em que a eleição foi convocada e, assim, anulassem a eleição. O advogado alega que a convocação para eleição feriu a constituição e afirmou que o pleito não é de interesse público, como foi dito pelo procurador da ALE.

O advogado também chamou de ‘manobra’ a forma como a eleição foi convocada e o seu resultado.

Justificativa

O presidente eleito da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Toledo (PSDB), disse em entrevista ao Alagoas24Horas que a eleição antecipada realizada na tarde desta quarta-feira, 18, foi uma solicitação dos próprios parlamentares. Segundo Toledo, um grupo de 16 deputados lhe entregou uma manifestação para antecipar o pleito, que deveria ser realizado até dezembro de 2013, para este ano.

O motivo, prossegue Toledo, são as eleições municipais. “Os deputados vinham solicitando essa eleição desde abril do ano passado, mas eu segurei até quando pude. Os parlamentares alegaram que este ano é atípico, tendo em vista as eleições. Como existem muitos deputados com bases políticas que vão trabalhar nas campanhas, acharam que seria muito corrido”, justificou Toledo.

Fonte: Alagoas 24 horas