Miguelense poderão receber O Programa Cartão Reforma que é de iniciativa do Governo Federal, e que busca melhorar as condições de moradias das famílias de baixa renda através de concessão e subsídio para compra de materiais de construção e assistência técnica de profissionais da área de construção civil.
No edital de chamamento emitido no dia 22 de setembro exitem informações de que municípios que tiveram reconhecimento federal de situação de emergência ou calamidade relativa a alagamentos, enxurradas, inundações, chuvas intensas e granizo podem participar do programa.
Em 30 de maio de 2017, o governo alagoano, anunciou no Diário Oficial o Decreto nº 53.453 que DECLARA SITUAÇÃO ANORMAL, CARACTERIZADA COMO SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA, NOS MUNICÍPIOS QUE MENCIONA, AFETADOS POR CHUVAS INTENSAS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Este decreto foi emitido em detrimento das fortes chuvas porquê passou o estado alagoano e do sofrimento de 27 município incluindo São Miguel dos Campos.
O cidadão miguelense para receber o Cartão Reforma, é preciso ter renda familiar de até R$ 2.811 (dois mil, oitocentos e onze reais), e possuir apenas um imóvel, no qual vive. A proposta é que as mulheres chefes de família receberão o cartão reforma. Segundo o Governo Federal, a previsão é atender até 182 mil famílias ainda neste ano. Até agora, 1.930 municípios podem participar do programa, nesta lista está o município miguelense (se o Decreto acima mencionado tiver reconhecimento federal).
Para que o Programa Cartão Reforma aconteça é preciso que a prefeitura miguelense proceda com os tramites legais e dá o passo de progresso para que os munícipes sejam contemplados com o programa.
Com a possível chegada do Programa ao município, logistas terão que se cadastrar para poderem participar.