Idealizada por estudiosos da agricultura rural e familiar, a Aspraf – Associação dos produtores rurais e agricultores familiares de São Miguel dos Campos/AL, teve sua Ata de fundação assinada na última quinta (16), pelos participantes do evento que aprovaram a Mesa Diretora; a saber: O senhor Paulo jatobá (como Presidente), o senhor Joaquim Bomfim Soriano Neto (como vice-presidente), o senhor Hermam valente (como 1º Secretário), e Bernard Bomfim Correia (como 2º Secretário).
A proposta da ASPRAF é promover orientações para que produtores rurais faça bom uso de suas terras com culturas apropriadas afim de que, dessa forma, haja no município a melhor distribuição de plantações de acordo com a capacidade produtiva da terra (como já dissemos). Por exemplo: Havendo uma família que produza milho, e, a terra é própria para tal cultura, a ASPRAF irá melhorar a forma de produção, e assim, também, irá incentivar para que outros produtores não faça uso dessa mesma cultura em suas terras.
Com essa prática a renda dos produtores rurais poderá melhorar e a economia do município crescer com tal forma de trabalho social e cultural.
“Essa Associação poderá ajudar muitas famílias produtoras rurais e também o comércio de verduras, hortaliças, raízes, grãos, aviário, piscicultura e etc. É uma visão de crescimento e nós, como vereador, estamos apoiando essa iniciativa” disse o Alexandre Pereira.
O evento, que aconteceu no Balneário Tibiriçá, contou com a presença do prefeito miguelense Pedoca jatobá (DEM), de alguns Secretários municipais, de produtores rurais, de vereadores, do Ger. do Banco do Nordeste – Itamar Marcos, do Ger. do Banco do Brasil – Eduardo Bastos,também do Superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) – Lourival Barbosa, do secretário de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA), Hermann Valente e do senhor Assunção, presidente da ACEM.
A ASPRAF tem sede na Fazenda Tibiriçá, s/nº – Zona Rural de São Miguel dos Campos/AL.