Novos tempos; prefeito Pedoca Jatobá assina Termo de Cooperação Técnica que dará formação funcional à Guarda Civil Municipal Miguelenses
Conteúdo publicado por Divulgação em: 06/09/2017 às 18:16h.
Compartilhe com mais pessoas

Direto do gabinete do prefeito miguelense, Pedoca Jatobá (DEM), aconteceu a assinatura histórica do Termo de Cooperação Técnica que dará formação funcional à Guarda Civil Municipal miguelense. O fato aconteceu na manhã do dia 06 de setembro as vésperas do Dia da Independência do Brasil.

O termo está ligado para as três esferas de atuação direta que são: Prefeitura Municipal de São Miguel dos Campos/AL, Secretaria Municipal de Segurança Urbana e a Academia da Polícia Civil do Estado de Alagoas (APOCAL). Esse termo aponta para o curso de formação que habilitará aos funcionários públicos municipais que atuam como guarda civil municipal ao uso de arma de fogo enquanto estiverem em ação, no cumprimento do dever e até enquanto estiverem ligados ao setor público lotado na Secretaria Municipal de Segurança Urbana. O porte será fiscalizado diretamente por órgãos federais como Exército Brasileiro e Departamento da Polícia Federal em Alagoas; o curso terá matriz curricular da SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública), e terá a carga horária de 536h.

Com isto, São Miguel dos Campos/AL, será a primeira cidade alagoana e a terceira do Nordeste Brasileiro a ter uma Guarda Civil Municipal com capacidade para o pleno uso de arama de Fogo; é o que rege o Art. 6º, parágrafo III, IV; da Lei 10826/03.

Este momento que GCM miguelense vivencia é um sonho de cerca de 15 anos de luta, para se tornar hoje algo real, e isto garante gratidão a gestão municipal”, disse o Secretário Walmore Jatobá.

O Secretário Walmore manteve muitos contatos comigo, lá na academia da polícia civil no sentido de fazer essa capacitação dos guardas de acordo a Lei nº 10826/03, que exige essa capacitação para os guardas municipais, e nós nos movemos para isso acontecer e quem mais ganha com isso é a sociedade porque terá mais segurança nas ruas com profissionais preparados para melhor servir a comunidade e é de fundamental importância essa preparação para dá poio a polícia civil e militar, onde unindo as três forças o trabalho de segurança é mais eficaz”, falou o diretor da Gapocal, Antônio Carlos de Azevedo Lessa.

Esse curso de formação de guardas municipal é muito importante porque vai qualificar os guardas, dá mais segurança a nossa população e com só faz com que São Miguel dos Campos só venha a crescer, fico muito satisfeito que curso seja o pioneiro no estado” disse o Dr. Geraldo Lessa, vice-prefeito miguelense.

O prefeito Pedoca falou da mudança de postura da Guarda em sua gestão. “A postura antes era meramente de Guarda Patrimonial. Hoje a Guarda está fazendo abordagem, está presente e atuando no combate à criminalidade; passou a ser respeitada pela sociedade e é um orgulho para mim“, concluiu (fonte).