O jovem e a pureza.
Conteúdo publicado por Divulgação em: 30/08/2011 às 1:44h.
Compartilhe com mais pessoas

A POSSIBILIDADE DE O JOVEM CONSERVAR-SE PURO. Sl 119.9

Muitos acham impossível o jovem conservar-se puro diante de Deus em meio as avalanches do mal, provenientes do mundo através da mídia, convivência no trabalho; estudos e lar; da carne mediante os impulsos ainda latentes no ser humano mesmo depois de salvo por Cristo. (Rm 7.18), mas que pela graça de Deus, podem ser mortificados (Cl 3.5) e do diabo, o nosso arquiinimigo que enganou Eva (2 Co 11.3) e tenta nos enganar e corromper os nossos sentidos.

Realmente é difício, mas não impossível, pois Paulo bradou: “posso todas as coisas naquele que me fortalece”. Fp 4.13 e João nos diz que temos uma arma para vencer o mundo: “a nossa fé” 1 Jo 5. 4. Concluindo Tiago nos diz que há como vencer o diabo: “… resisti ao diabo e ele fugirá de vos; chegai-vos a deus ele chegará a vós” Tg 4.7,8a

EXEMPLOS DE JOVENS QUE CONSERVARAM-SE PUROS

Temos o clássico exemplo de Daniel, adolescente que foi arrancado do lar, do templo e jogado no palácio do pagão Nabucodonosor, mas fez o propósito de não contaminar-se com os costumes dali e Deus lhe deu grande vitória. Dn 1.8

Ainda vemos José, filho de Jacó, arrancado do lar e levado ao Egito, lugar pagão com princípios totalmente contrários aos do povo da descendência de Abraão, mas ali se conservou puro e preferiu ser caluniado e preso a manchar a sua consciência e todos conhecemos a recompensa que o Senhor lhe deu.

Não se esquecendo de Moisés que, depois de desmandado, foi levado ao palácio. Sua mãe porem não lhe dera apenas o leite materno, mas principalmente o “leite espiritual” 1 Pe 2. 2 que é a palavra de Deus. Assim, ao chegar na corte egípcia; “escolheu ser maltratado com o povo de Deus do por, um pouco de tempo, ter o gozo do pecado”. Hb 11. 25.

COMO MANTER-SE PURO EM DIAS MAUS ?

No próprio salmo 119. 9 – 14 está a resposta. 1o) Tomar a decisão e buscar ao Senhor. “De todo o meu coração te busquei, não me deixes desviar”. V. 10. 2o) Memorizar os ensinamentos da palavra. “Escondi a tua palavra no meu coração…”. v. 11. 3o) Orar pedindo a orientação divina. “Ensina-me os teus estatutos”. V. 12. 4o) Ser um pregador – testemunha da palavra. “com meus lábios declarei todos os juízos da tua boca”. V 13. 5o) Ter prazer na palavra de Deus. “Fico mais alegre em seguir teus mandamentos do ser muito rico”. V 14. (NTLH).

 

CONCLUSÃO: Que o Senhor abençoe os jovens leitores deste boletim, (não só os jovens, mas os velhos também). Que seja um canal de bênçãos para muitas vidas. Parabéns jovens pentecostais que receberam Deus a inspiração para tal empreendimento. “Vão nessa força e livrarão a Israel da mão dos midianitas”. Jz 6. 14. Meditando e fazendo como acima descrito, manter-se-ão puros e preparados para a volta de Jesus.