MACEIÓ/AL – A Polícia Federal em Alagoas informa que, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 23, desencadeou a Operação denominada “BUIÚ”, com o apoio do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (GECOC) do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL).
A investigação da Operação “BUIÚ” foi iniciada há três meses em razão de dados levantados pela Delegacia de Combate à Corrupção desta Superintendência Regional, os quais apontavam a existência de grupo criminoso envolvido em desvio de recursos públicos no município alagoano de São Miguel dos Campos.
Com o aprofundamento das investigações, houve constatação de que um ex-vereador e sua consorte teriam utilizado terceiros, funcionários “fantasmas”, para desviar verbas da folha de pagamento da Câmara Municipal de São Miguel dos Campos/AL, tendo resultado, em princípio, no prejuízo de mais de R$ 500.000,00 aos cofres públicos.
As pessoas utilizadas seriam funcionários daquela Câmara e ou ligadas a empresas de familiares do casal investigado.
À vista disso, a 17ª Vara Criminal da Capital expediu 13 (treze) mandados de busca e apreensão para serem cumpridos em endereços residenciais e em endereços comerciais, bem como, ainda, 11 (onze) mandados de condução coercitiva. Os investigados, por conseguinte, responderão pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro.
Outras informações serão tratadas em coletiva de imprensa a ser realizada às 10h30min desta quinta-feira, 23, na Sede da Polícia Federal em Alagoas.