Pilar e São Miguel dos Campos não registram homicídios há 90 dias
Conteúdo publicado por Divulgação em: 24/03/2015 às 11:10h.
Compartilhe com mais pessoas

Por divulgação: CadaMinuto

Os dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), da Secretaria de Estado da Defesa Social e Ressocialização (Sedres) trazem mais resultados positivos para a sociedade alagoana: há 90 dias os municípios do Pilar e São Miguel dos Campos, considerados anteriormente altamente violentos, não registram homicídios.

Os números são claros e a atribuição é para o reforço diário da integração das polícias Civil e Militar, também do Ministério Público. Na cidade do Pilar, conforme o Neac, não há morte violenta desde o início de janeiro de 2015. Em São Miguel dos Campos, os registros da Polícia Militar são confirmados, já somam 34 dias sem crime graças a um trabalho unificado e cobrado pelo governo do Estado.

Tanto a Polícia Militar como a Polícia Civil têm mostrado empenho e compromisso. “A parceria entre a PM e a PC é grande. Nós trocamos informações na organização das operações e também na área de investigação e este trabalho em conjunto tem surtido um efeito bastante positivo. Através da interação, somamos os esforços para que as duas instituições cumpram com seu papel constitucional e este trabalho seja sentido pela população, que passa a se sentir mais segura e confiante no trabalho da polícia”, destacou o major Carlos Azevedo, comandante da 1ª Companhia de São Miguel dos Campos.

O delegado Nilson Alcântara, da 6ª Delegacia Regional e também 74º Distrito Policial de São Miguel dos Campos, ratifica as declarações do oficial. “Concordo com tudo o que foi dito pelo major, a integração tem dado certo e os resultados estão aí”.

No Pilar, as polícias também comemoram a integração.  O delegado Leonan Pinheiro entende a calmaria como um enorme avanço. “Pilar que antes era a quinta cidade mais violenta do Brasil, hoje vive em paz. O único homicídio foi elucidado e o autor devidamente preso. Os resultados se devem não somente a parceria com a Polícia Militar, mas também com a Guarda Municipal e o total apoio do Ministério Público e do juiz Sandro Augusto. Estamos no caminho certo seguindo o propósito do governo do Estado e as orientações do secretário Alfredo Gaspar, a integração tem surtido somente efeitos positivos”, enfatiza o delegado Leonan.

A nova política de gestão adotada na Polícia Militar de Alagoas desde o início de 2015 com a assunção ao comando do coronel Paulo Lima Júnior tem se tornado referência também para a atuação ostensiva nos municípios do interior alagoano. A partir destas diretrizes, alinhadas também com o Governo do Estado, tem sido estabelecida a padronização das ações da PM que objetiva fortalecer a imagem da instituição, trazendo resultados positivos na área da segurança pública.