Planejamento Profissional.
Conteúdo publicado por Divulgação em: 28/12/2011 às 11:20h.
Compartilhe com mais pessoas

 

Entenda como fazer um Planejamento Profissional para que seja bem sucedido(a) no mundo do trabalho.

O constante desenvolvimento tecnológico fez com que hoje o mercado de trabalho se mostre acelerado, dinâmico e em mudanças constantes. Com isso a busca por profissionais que acompanhe essa nova realidade acaba virando exigência e prioridade.

Mas não é fácil essa busca. Por isso, se atualize e seja esse profissional, seja o diferencial que o mercado de trabalho procura.

E como fazer isso? Para inicio, planeje sua carreira profissional, identifique e organize seus objetivos estabelecendo prazos para atingi-los, identifique e analise suas competências, reflita sobre suas atitudes e habilidades profissionais, invista em sua educação e conhecimento unindo a realidade financeira às questões de ordem pessoal e profissional, monte e mantenha ativa sua rede de contatos, procure fazer o que gosta e está habilitado a realizar.

Um profissional é aquele que sabe o que quer, busca se atualizar e ganha conhecimento e experiência em cima de seus objetivos. Um profissional versátil é bom, mas ele não pode e não deve fugir do seu foco profissional.

As empresas procuram um profissional que possua competência para o cargo. E essa competência, nada mais é que a junção do conhecimento, com habilidade e atitude. O conhecimento citado trata-se da formação acadêmica, de cursos realizados e prática profissional adquirida. A habilidade são todas as características pessoais que irão ajudar a exercer determinada atividade. E por fim a atitude, que é o ato de aplicar o conhecimento junto com a habilidade e dispor esse conjunto a empresa na busca dos resultados.

Portanto, faça seu planejamento profissional, busque periodicamente analisar e reestruturar esse planejamento para que seus objetivos sejam constantemente focados, atualizados, alcançados e nunca esquecidos. Com isso, sua vida profissional estará em constante crescimento e refletirá também no seu crescimento pessoal.

Por Juliana Crisóstomo