Posto policial do Sertão sofre descaso e abandono por parte do governo do Estado de Alagoas
Conteúdo publicado por Divulgação em: 16/07/2013 às 8:57h.
Compartilhe com mais pessoas

Com agência de notícias do sertão

Após um ano do lançamento do Programa Brasil mais Seguro em Alagoas, inaugurado no dia 27 de junho de 2012, e renovado por mais seis meses pelo governo Federal e do Estado, ainda falta muito investimento na segurança de Alagoas. Um exemplo disso é o descaso por qual passa o Posto da Policia Militar, localizado no entroncamento da AL-130, que fica em Olho D’água das Flores, Sertão alagoano.

[singlepic id=13605 w=320 h=240 float=left]Ele deveria ser um dos postos mais seguros, já que é tráfego para os estados de Alagoas, Bahia, Sergipe e Pernambuco. Uma rota tanto para motoristas que circulam na região, quanto para organizações criminosas de assaltos a bancos, tráfico de drogas e assassinatos. Mas, o local que deveria ser de fiscalização e proteção se tornou alvo de ataques de bandidos, colocando em risco o pouco efetivo policial do local.

Recentemente alguns criminosos, em motos, que trafegavam na contra mão, atiraram contra o Posto Policial atingindo o prédio e uma viatura abandonada do lugar. Um risco frequente tendo em vista o efetivo do local, que é dar segurança; apenas três equipes, de dois PMs cada, revezadas em 24/48h, rotina exaustiva que devido ao baixo número de policiais no comando, precisa ser cumprida por quem está de serviço.

Pertencente ao 7° Batalhão de Polícia Militar de Santana do Ipanema e ligado a 4° Companhia de Olho D’água das Flores, o Posto da PM fica mais distante dos outros, sendo o mais desatendido.

Sobre o assunto o comandante do 7° BPM, major Roberto Valle Costa (major Valle), concorda que o efetivo local é muito baixo, e não tem de onde tirar policiais para reforçar o efetivo do Posto.

Em Alagoas são aproximadamente 8 mil homens, com 320 policiais que atendem o 7° BPM. “Todas as cidades do Sertão encontram-se na mesma situação. Somente com dois policiais nas cidades menores, e três policiais nas cidades maiores”, explica o comandante.

Um fato que vai contra a recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) onde as condições ideais para uma cidade seria de um policial para 250 habitantes, ou no máximo um policial para cada grupo 500 pessoas.

Aqui no Sertão este fato está longe da realidade, o efetivo militar extrapola o limite máximo, uma condição extrema e desumana de trabalho. Para ter noção, só em Olho D’água das Flores, segundo dados do IBGE são 20.364 habitantes. População esta que é protegida apenas por três policiais.

O Departamento de Estradas e Rodagens nega que tenha sido informado sobre o descaso das vias do Posto Policial do entroncamento da AL-130.

Com uma estrutura precária e sem a mínima segurança, o Posto do entroncamento da AL-130 é totalmente vulnerável e exposto para marginais e bandidos. Ele encontra-se com a maioria das lâmpadas queimadas, as placas de sinalização são apagadas, além do que o matagal encobre tanto as poucas placas, quanto toda a parte externa do do Posto, tirando a visibilidade dos motoristas, transeuntes e dos próprios PMs. Além disso, os carros e motos apreendidos pela PM ficam â mostra, sujeitos a ação de vândalos criminosos.

De acordo com informações obtidas por nossa reportagem o DER já foi acionado para sanar os problemas de sinalização e do matagal, mas até agora não foi tomada nenhuma providência para solucionar o caso.

Procurado por nossa equipe de reportagem o Superintendente de Transporte e Transito, Alexandre Tenório, negou que o DER havia sido comunicado sobre o descaso, e informou que mandará uma equipe de agentes regionais para vistoriar o local e solucionar os problemas das vias do entroncamento da AL-130.

Com tantas deficiências e precariedades, a guarnição além de fiscalizar as pistas, fazer abordagem de rotina para coibir o tráfico de armas e drogas, e cuidar do patrimônio apreendido, também age como agente de informações, pois, devido às placas apagadas e cobertas pelo matagal, muitos motoristas não sabem qual a rota correta para chegar a determinados destinos.

PMs custearam Projeto de melhoria e Prefeituras arcaram com a reforma

Tendo em vista a insegurança do Posto da PM no entroncamento da AL 130, em Olho D’água das Flores, e a falta de atenção do Governo do Estado. Segundo informações que chegaram a nossa reportagem, os próprios PMs arcaram com um projeto e encaminharam a seus superiores em Santana do Ipanema.

O projeto é para ser estudado e ver as possibilidades de concretização, já que seria impossível, devido as atuais condições do Posto, de se fazer efetivamente um trabalho de fiscalização e proteção. O projeto estaria sendo custeado pelos próprios PMs, ele visa coibir ações dos bandidos.

Segundo o comandante do 7° BPM, Major Valle, o Posto realmente é vulnerável, pois é distante dos demais batalhões e se encontra em uma via de grande tráfego. Mas nenhum tijolo sequer será comprado pelo dinheiro dos policiais, “nós não aceitaremos. O que eu tenho conhecimento é que este material será doado pelas Prefeituras da região. Se meus superiores, tanto daqui como do policiamento de área aceitarem tudo bem. Mas pelo Comando aqui não vamos aceitar de forma alguma que eles (os policiais) coloquem nada do bolso deles. A doação já anda em tramitação para que o comando dê o sinal verde, isso se não prejudicar nenhuma Prefeitura. Porque realmente é uma necessidade e não tem como ficar sem essa proteção por ser um Posto isolado”.

Investimento para Alagoas de mais de 44 milhões não chegou aos Postos policiais do Sertão.

O investimento para Alagoas de mais de 44 milhões e meio de reais da Secretaria Nacional de Segurança Pública, destinadas ao Programa Brasil mais Seguro, parece ainda não ter chegado ao Sertão do Estado.

Espera-se que com o decreto de estado de emergência que estabelece estado de urgência em todos os órgãos que compõem o sistema de segurança pública de Alagoas, assinado no dia 25 de junho, o Governo do Estado ofereça o mínimo possível de condições de trabalho para os PMs que atuam na área do Sertão, que estas ações também englobem os Postos da PM de Olho D’Água das Flores, tanto em estrutura como em efetivo policial.

O decreto de Emergência também possibilita que a Defesa Social efetue a contratação direta de serviços e de pessoal. Á exemplo da recente chamada dos novos membros, aprovados em concurso público.

Uma esperança para o comando do 7° BPM, a espera que dos 1.040 homens chamados do último concurso da PM, alguns venham para a unidade policial do Sertão para reforçar o efetivo tanto do Batalhão quanto do Posto do Entroncamento, “antes disso não temos de onde tirar. Esperamos que seja aumentado o efetivo”. Encerrou o Major Valle.