Roberto Miranda – Assessor de imprensa da Prefeitura de Penedo
Nesta quarta-feira (18), o prefeito Marcius Beltrão recebeu na sede do Executivo, líderes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Na pauta do encontro, pleitos para o Assentamento Novo Horizonte, localizado na área da Vila Operária, distrito de Penedo.
No encontro que durou pouco mais de uma hora, líderes e assentados trouxeram 10 pontos para discussões: 01 Paço artesiano completo; 2 Iluminação pública; 3 Estradas e pontes; 4 Construção de escola no assentamento; 5 Anexo de posto de saúde; 6 Construção de uma casa de farinha; 7 Trator para aração de terras dos assentados; 8 Transporte para escoamento da produção; 9 Transporte uma vez por mês para viagem dos assentados para feiras agrárias e 10 Lazer: um campo de futebol com traves, redes e estruturas.
Com todos os secretários presentes, cada um também para debater e se posicionar sobre o seu envolvimento em atender cada pleito, os agricultores do MST saíram da Prefeitura de Penedo com a certeza que o Município vai trabalhar para atender e melhorar a vida de todos.
“A reforma agrária é justa. Uma alternativa de subsistência ao homem do campo, gerar renda e fazer com ele permaneça. Alguns serviços se fazem necessários à participação das prefeituras, dos gestores públicos e mais próximos. Então, é dever nosso buscar alternativas e lutar por eles. Reafirmo o compromisso da nossa administração com os assentados sempre no que estiver ao nosso alcance. No que não estiver, vamos em busca na capital“, garantiu o prefeito Marcius Beltrão.
Os assentados do Novo Horizonte saíram da Prefeitura de Penedo com uma posição do Executivo para todos os 10 pleitos.
01 – Paço artesiano completo;
– Marcius Beltrão marcou um encontro com o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, para buscar apoio na construção.
02 – Iluminação pública;
– Na próxima semana o secretário de Serviços Públicos, Euclides Tavares, vai com sua equipe para realizar um levantamento das necessidades e traçar um cronograma de trabalho.
03 – Estradas e pontes;
– O prefeito agendou uma reunião para a próxima terça-feira (24), às 10hrs, com a superintendente em Alagoas do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Lenilda Lima, para levar o pleito e buscar apoio. A reunião vai acontecer em Maceió.
04 – Construção de escola no assentamento;
– Próximo ano será formado no assentamento uma turma para o programa Educação de Jovens e Adultos (EJA). E ainda, uma turma de educação infantil. Para as demais séries, o Município vai continuar oferecendo a mesma logística, com ônibus escolar ida e volta.
05 – Anexo de posto de saúde;
– A Secretaria de Infraestrutura vai elaborar um projeto, com base nas informações repassadas pela Secretaria de Saúde, para a construção de um mini posto. O atendimento quando construído, vai ocorrer mediante cronograma da pasta.
06 – Construção de uma casa de farinha;
– As assentados trarão o projeto, para ser discutido com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
07 – Trator para aração de terras dos assentados;
– A Secretaria de Agricultura vai liberar 200hrs/Ano para atender os assentados do Novo Horizonte.
08 – Transporte dos assentados para escoamento da produção;
– O prefeito agendou uma reunião para a próxima terça-feira (24), às 10hrs, com a superintendente em Alagoas do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Lenilda Lima, para levar o pleito e buscar apoio. A reunião vai acontecer em Maceió.
09 – Transporte uma vez por mês para viagem dos assentados para feiras agrárias;
– Prefeitura de Penedo vai ajudar com o combustível.
10 Lazer: um campo de futebol com traves, redes e estruturas;
– Município vai ajudar na construção de um campo de futebol e a Secretaria de Educação se comprometeu em fornecer duas traves de ferro.
Participaram das discussões com os líderes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), sobre pautas para o Assentamento Novo Horizonte, além do prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, os secretários: de Governo, Bili Marques; Infraestrutura, Valmir Lessa; Agricultura, Ricardo Araújo; Serviços Públicos, Euclides Tavares; Educação, Luciano Lucena; Saúde, Vera Costa; Diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Jorge Alves e de Comunicação, Rafael Medeiros.