Prefeito Pedoca Jatobá nega estado de calamidade e propõe ampla campanha de doação para atender aos desabrigados das enchentes
Conteúdo publicado por Divulgação em: 28/05/2017 às 18:42h.
Compartilhe com mais pessoas

Na tarde deste domingo (28), o prefeito Pedro Jatobá (DEM) se reuniu com representantes da sociedade civil organizada na sede da ACEM (Associação Comercial Empresarial Miguelense), para tratar assuntos referentes aos problemas devidos as fortes chuvas que caem no município desde o dia 25/05. A proposta do encontro foi para tomada de decisão com relação ao “pós chuvas”, pois as mais de 140 pessoas abrigadas, de forma imediata, estão necessitando de acompanhamento até o restabelecimento em suas residências.

O prefeito Pedoca Jatobá (DEM), negou o pedido do “Decreto de Estado de Calamidade” sugerido pelo ACEM; “No momento não vemos a necessidade de decretar estado de calamidade, mas pode ser que no futuro haja a necessidade”, disse o prefeito. Contudo, o prefeito Pedro Jatobá (DEM), sugeriu como ações imediatas para atacar estes problemas são: a instalação de pontos estratégicos para arrecadação de doações, e formação de comissão para administrar as doações recebidas. Ficou acertado que os locais oficiais para arrecadação são: Na praça do Relógio, Igreja Nossa Senhora do Ó, Rotary Clube. As arrecadações serão acompanhadas por equipes especiais para que não haja má distribuição, nem duplicidade na entrega de material e para que pessoas de má fé não possam se aproveitar dessa situação.

A preocupação também é com a recuperação das residências alagadas, bem como dos pertences móveis que foram perdidos nas enchentes. Existe a proposta de que, já no pedido de doação seja também solicitado eletrodomésticos e, que haja contrapartida da prefeitura para recuperar as casas em estado de difícil morada, enquanto as casa não sejam recuperadas pessoas receberão aluguéis sociais.

Foi definido que a Comissão formada na reunião terá por nome de São Miguel Solidário, isso representa mão de obra organizada e estruturada de parceria entre a prefeitura e a sociedade civil organizada. Ficou agendada outra reunião para terça-feira (30), onde serão definidas datas para início das arrecadações.

Estiveram presentes na reunião: Prefeito Pedoca Jatobá (DEM), João Ulisses SECOM-Prefeitura, Pe. Edinaldo B. Santos, Ver. José Feitosa, Ver. Djanete Rodrigues, Ver. Jalmir Santos, Ver. Albênio Cavalcante, Drº Rogério Anacleto-OAB, diretores do ACEM e representantes da imprensa local.

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”2070″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”100″ thumbnail_height=”75″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”100″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ slideshow_link_text=”[Show as slideshow]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]