Prefeitura realiza caminhada de abertura do outubro rosa e novembro azul em São Miguel dos Campos
Conteúdo publicado por Divulgação em: 02/10/2019 às 9:08h.
Compartilhe com mais pessoas

Na tarde de segunda-feira (30), a prefeitura de São Miguel dos Campos/AL, e a Secretaria Municipal de Saúde promoveram a “Caminhada Outubro Rosa e Novembro Azul” e reuniu mais de 200 pessoas que, após concentração em frente à UBS Eliseu Marques no Wellington Torres, caminharam até a UPA da cidade, localizada no Lot. Hélio Jatobá 2. Lá concluíram a caminhada com uma confraternização e chamadas de alertas para as mulheres se cuidarem mais no quesito saúde, aliás o percurso todo muita mensagem de alerta sobre a saúde da mulher foram faladas.

Finalizando o dia de atividades, Dra. Karla Caires, médica Ginecologista da Santa Casa, alertou os presentes sobre as formas de prevenção e sua importância no combate ao câncer de mama, colo de útero também. Durante sua explanação, a médica destacou a importância do autoexame para mulheres até 40, após exames clínicos são necessários. “Maioria das vezes, a doença é percebida pelo aparecimento de um nódulo que não apresenta dores no momento do autoexame realizado ou até mesmo pelo exame médico. Por isso é importante fazer esses exames porque quanto antes houver a descoberta, maiores serão as chances de sucesso do tratamento”, alertou a Drª Karla.

Na ocasião, a secretária municipal de saúde, Andrelina Mangueiras destacou da necessidade de atenção sobre a doença. “Nós mulheres precisamos estar de alerta constate aos sinais que o corpo dá de qualquer tipo de alteração. É, bem verdade, claro que somente o autoexame não é suficiente e não substitui o exame clínico realizado pelo médico especializado ou, até mesmo, a mamografia”.

O vice-prefeito Geraldo Lessa que também participou da caminhada falou da importância do envolvimento direto da população com a prevenção. “É muito importante, bom e poder participar e ver de perto um movimento como este. Parabéns aos organizadores e a todos envolveram em prol desta causa tão nobre que é alerta a população dos riscos do câncer de mama e também do colo do útero”.