Anderson Silva cai para a 11ª colocação, e Barão, Werdum e Belfort também perdem posições. Anthony Pettis despenca cinco lugares e Cain Velásquez entra no top 5
Por divulgação: Globo.com
Impressionante vitória sobre Anthony Pettis no último sábado catapultou o brasileiro Rafael dos Anjos entre os melhores lutadores do mundo. O novo campeão peso-leve do UFC não estava sequer ranqueado no top 15 peso-por-peso da organização antes da luta, mas já apareceu em nono lugar nesta segunda-feira, na mais recente atualização da classificação. Curiosamente, deixou para trás não só sua vítima, que caiu cinco posições até o décimo lugar, como também o compatriota Anderson Silva, que segue em sua “queda livre” no ranking e agora é o 11º colocado.
Cain Velásquez, Ronda Rousey, TJ Dillashaw e Robbie Lawler se beneficiaram com a queda de Pettis e subiram. O campeão dos pesos-pesados entrou no top 5; os campeões do peso-galo feminino e masculino passaram, respectivamente, ao sexto e sétimo lugares; e o campeão peso-meio-médio subiu duas posições e é agora o oitavo na classificação. Por outro lado, a ascensão de Dos Anjos derrubou Renan Barão e Fabricio Werdum uma posição cada, ao 12º e 14º lugares, respectivamente. Vitor Belfort caiu duas posições e fecha o top 15.
Coroada nova campeã peso-palha feminino, Joanna Jedrzejczyk não entrou no ranking peso-por-peso. Ela apenas aparece agora como campeã em sua categoria, enquanto a ex-detentora do cinturão, Carla Esparza, é agora a primeira colocada entre as demais lutadoras.
Outras mudanças relacionadas ao UFC 185 do último sábado foram a estreia de Henry Cejudo no ranking dos pesos-moscas e a subida de Alistair Overeem entre os pesos-pesados. Cejudo, que derrotou Chris Cariaso na abertura do card principal, entrou na classificação de sua categoria em 10º lugar, derrubando seu adversário uma posição, ao 11º. Outras vítimas da entrada do ex-campeão olímpico de luta livre foram o americano Timothy Elliott, que caiu ao 13º lugar, e o brasileiro Wilson Reis, agora na 14ª colocação. Entre os pesados, Overeem ganhou uma posição com sua vitória sobre Roy Nelson e agora é o oitavo colocado. O “gordinho do UFC”, por sua vez, desceu dois lugares e está em 10º lugar.