Por Juliana Crisóstomo
Hoje numa conversa com uma amiga, um fato me chamou bastante atenção, quando ela me relatou uma agressão física entre dois colegas de trabalho. E isso, mês fez parar pra pensar e tentar expor aqui alguns esclarecimentos sobre esse tema, que apesar de parecer tão absurdo, infelizmente ainda tem acontecido, até nas melhores empresas.
[singlepic id=11792 w=420 h=340 float=left]Existem dois tipos de agressões físicas dentro do ambiente do trabalho, um por alguém da mesma empresa, e outro por uma pessoa que vem ao seu ambiente de trabalho e comete agressão.
Em primeiro lugar cabe a empresa implementar normas de boas práticas para tentar inibir fatos como esse e garantir um ambiente de trabalho seguro ao colaborador.
Nos dois casos, a melhor forma a agir, é tentar não revidar. Sei que por muitas vezes, é difícil manter a calma e ponderar de uma maneira mais fria, mas é o mais sensato a fazer.
Sabemos que alguns casos algumas pessoas agridem o outro em um ataque de explosão por acumulo de agressões verbais, que vão acumulando ao ponto de abalar o equilíbrio emocional. Porém, essa atitude descontrolada faz perder a razão e fica muito mais difícil provar que o descontrole foi uma forma insensata de defesa.
Sabemos que agressões desse tipo causam dor, vexame, humilhação e, sem dúvida, prejudicaram o bem-estar no ambiente de trabalho e familiar.
E essas agressões, podem gerar demissão por justa causa, ação de indenização por danos físicos e morais.
O ideal é não deixar se persuadir por nada, nem por ninguém, procurar uma delegacia e fazer um Boletim de Ocorrência para registrar e relatar o ocorrido e procurar um advogado para tomar todas as atitudes cabíveis.
Além disso, a empresa deve tomar atitudes em relação a agressões entre seus colaboradores, ter o máximo de cuidado para não cometer injustiças com quem sofreu a agressão, com quem agiu por legitima defesa. E caso a empresa não tenha tomado atitude em relação a isso, ela também pode responder um processo por omissão.
Portanto, vamos respeitar o outro, impor limites as brincadeiras corriqueiras, agir com postura profissional, manter a calma e o equilíbrio.
Coragem é a melhor defesa que vocês têm agora! (Gandalf)