Rh e Você: Conhecimento, Habilidades e Atitudes
Conteúdo publicado por Divulgação em: 04/04/2012 às 10:28h.
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Por Juliana Crisóstomo

“A melhor receita para o sucesso é tomar muito CHA: Conhecimento, Habilidades e Atitude”. (Marcos Souza)

[singlepic id=3745 w=150 h=202 float=left]Há um bom tempo atrás ter um diploma de curso superior era garantia de emprego. Nem se precisava se ter vasta experiência, bastava concluir a universidade ou faculdade, que as portas se abriam.

Porém com o passar do tempo, e as mudanças que ocorreram no mercado de trabalho, se faz necessário ter bem mais que um diploma para garantir uma vaga no mercado de trabalho.

Claro que ainda é importante ter um diploma de curso superior, mas não podemos pensar que ao concluir a graduação, vamos nos libertar dos estudos. Pelo contrário, agora é que se faz necessário estar sempre estudando e se atualizando. Não basta ter apenas uma especialidade e só se aprofundar nela. É necessário “olhar fora da caixa” e buscar conhecimento de novas ferramentas e especialidades que possam nos ajudar a desenvolver um bom trabalho e impulsionar a carreira profissional, bem como o nosso trabalho. Uma vez empregado, precisamos conhecer todo o ramo da empresa onde trabalhamos, e usar todo o nosso vasto conhecimento para aplicar em beneficio da empresa, para gerar os resultados. E de nada vai adiantar ter vasto conhecimento se não souber utiliza-los e traduzi-los em resultado para empresa.

Antes quem dominava bem algum assunto era chamado de competente. Porém, hoje, uma pessoa pode dominar muito bem o assunto e ser chamado de incompetente, se o mesmo não tiver habilidades e atitudes que o ajudem a entregar resultados positivos para a empresa. Por isso conhecimento, habilidade e atitude devem fazer parte da sua personalidade profissional.

Conhecimento, Habilidade e Atitude:

Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair ideia ou noção de alguma coisa. É o saber.

Habilidade é o grau de competência de um sujeito concreto frente a um determinado objetivo. É o saber fazer.

Atitude designa em psicologia a disposição ligada ao juízo de determinados objetos da percepção ou da imaginação – ou seja, a tendência de uma pessoa de julgar tais objetos como bons ou ruins, desejáveis ou indesejáveis. É o querer fazer.

Resumindo, o profissional deve ter um vasto conhecimento da sua ou das suas áreas de atuação, ter habilidade pra aplicar e desenvolver o seu conhecimento no dia-a-dia e atitude em ir além do que se pode planejar.

As empresas buscam profissionais altamente capacitados, que entendam de outras áreas, não mais aqueles profissionais restritos ao seu posto de trabalho, com qualificações suficientes para exercer apenas as tarefas básicas de sua função. Buscam pessoas que sejam flexíveis, que tenha fácil adaptabilidade, que sejam multifuncionais, esse é o termo correto, multifuncionais, e que com isso possam agregar valor e lucratividade ao negócio.

Hoje as empresas dependem do seu capital intelectual pra sobreviver no mercado, e devem reconhecer que eles são os responsáveis em mover e impulsionar a organização.

Um profissional comprometido se preocupa não só com o seu trabalho, mas visualiza e contribui para que todos, equipe e empresa, alcance resultados positivos.

Visando o comprometimento profissional do indivíduo, devemos salientar que um emprego não deve ser visto apenas como oportunidade salarial, mas principalmente de oportunidade profissional. Um profissional que se prende apenas para o lado salarial acaba perdendo o foco de todos os seus objetivos. Claro que salário hoje em dia, é reconhecimento pelos seus esforços, seu trabalho, estudo, capacitação ao longo de uma carreira. E que um profissional não deve se desvalorizar. Mas para se alcançar ou manter um patamar salarial devido, deve-se oferecer e continuar oferecendo um trabalho de qualidade.

Isso tem a ver com motivação pessoal em relação ao trabalho e a empresa que o individuo faz parte. A missão diária das empresas é manter seus colaboradores motivados. Pra isso seus líderes devem dar exemplo, tanto no âmbito profissional, como no pessoal, com atitudes exemplares, sendo cordial, gentil, educado, ético. A relação entre as partes deve ser satisfatória. Só assim o sucesso é garantido neste relacionamento empregado e empresa.

Portanto, enquanto empresa, vamos valorizar nossos recursos humanos, fazendo dele parte fundamental do nosso bom funcionamento, tornando-os motivados. E nós enquanto funcionários, vamos continuar colocando nossos conhecimentos em prática, com habilidade e atitude capaz de atingir resultados positivos e satisfatórios para o lado profissional e assim, refletindo no nosso lado pessoal. Um bom e completo profissional, nos dias de hoje, é aquele que possui: flexibilidade, motivação, disciplina, respeito, dinamismo, humildade, persistência, iniciativa e resiliência (pessoa com capacidade de superar desafios).

“Assim como os pássaros, precisamos aprender a superar os desafios que nos são apresentados, para alçar voos mais altos.” (Dirk Wolter)