Na última sexta-feira (19), a Secretaria municipal de Saúde, em parceria com o Instituto Oftalmológico de Alagoas – IOFAL, realizou cerca de 180 atendimentos, na sede do órgão. Além de exames oftalmológicos, a equipe fez a entrega de colírios para pacientes com glaucoma.
De acordo com a Secretária Loanne Vasconcelos, o projeto é um trabalho contínuo, onde os pacientes são consultados no próprio município, economizando tempo e dinheiro, “Em parceria com a IOFAL, disponibilizamos esse atendimento para adultos e idosos, podendo diagnosticar e tratar os problemas oftalmológicos. A periodicidade dos atendimentos é contínua e, se por ventura, algum paciente precisar de cirurgia, encaminhamos para Maceió”, afirmou.
O glaucoma raramente apresenta sintomas. Por isso, metade dos que sofrem de glaucoma não sabem que estão doentes. Pessoas com histórico familiar têm cerca de 6% de chance de desenvolver a doença e precisam verificar com mais frequência sua pressão intraocular; assim como os diabéticos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o glaucoma é a principal causa da cegueira irreversível, atingindo cerca de 65 milhões de pessoas anualmente em todo o mundo.