Por Redação com Assessoria
[singlepic id=10653 w=320 h=240 mode=watermark float=right]Na manhã de sexta-feira (23) foi realizado o 1º Seminário para a sociedade civil miguelense com o tema Viver Sem Limite – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – que tem em seu bojo quatro pilares, ACESSO À EDUCAÇÃO – INCLUSÃO SOCIAL – ATENÇÃO À SAÚDE – ACESSIBILIDADE, tido como fundamentais para atender a pessoas portadoras de deficiência física.
O evento contou com a presença do prefeito George Clemente e seu vice Pedoca, Dep. Rosinha da Adefal, Ver Ednaldo da Adefal, diretoria da Adefsmic, Ver Jó Clemente, Ver Arsênio, Ver.ª Irmã Graça, representantes de 25 associações de pessoas com deficiência física de outros municípios como: Maribondo, Paulo Jacinto, Campo Alegre, União dos Palmares, Anadia, Atalaia, Rio Largo, várias secretarias municipais, educadores da rede municipal e estadual, representantes de Indústrias da região e autoridades políticas.
“Tenho como compromisso para a sociedade miguelense trazer para São Miguel dos Campos, a maior quantidade de recursos e projetos possíveis para melhor atender a demanda de pessoas portadoras de deficiência física para que tenha melhor qualidade de vida com dignidade e respeito” disse o prefeito George Clemente.
Em suas palavras a Dep Rosinha da Adefal, enfatizou a urgência de conhecer a mais as políticas de atendimento aos deficientes que o governo federal disponibiliza, mas que é preciso ir à busca delas para que os direitos sejam a cada dia mais conhecidos e exercidos de forma digna por nós que temos deficiências físicas e necessidades especiais, além de realizar breve prestação de contas de suas ações como parlamentar e também respondendo a questões advindas do momento de debates entre palestrante e público ali presente.
[singlepic id=10643 w=320 h=240 mode=watermark float=left]Quem ministrou o seminário foi o Sr. Elias Oliveira, representando o Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Direitos Humanos. No primeiro momento ele realizou uma explanação sobre o Plano Nacional “Viver Sem Limites”, que como objetivo o acesso das pessoas com deficiência à acessibilidade, transporte, moradia, educação, saúde e lazer. Sob sua orientação fica claro que é preciso que as entidades cobrem efetivamente do gestor público do município a adesão ao programa que conta com uma vasta gama de recursos contabilizados em 9 bilhões de reais para serem investidos até 2014 nas diversas áreas de modo a proporcionar às pessoas com deficiência o acesso aos serviços públicos.
Como representante da ADEFSMIC, o vereador eleito, Ednaldo Vitor, destacou que o evento foi um sucesso, pois este veio no momento certo e favoreceu esclarecimentos de diversas dúvidas sobre o Plano Nacional “Viver Sem Limites” além de proporcionar um ambiente saudável para as discussões sobre as necessidades das pessoas com deficiência. “Para nós da ADEFSMIC é muita satisfação sediar um evento desse porte e proporcionar às pessoas com deficiência melhores esclarecimentos acerca de seus direitos”. Falou Ednaldo da ADEFAL.
[nggallery id=957]